Sem categoria

BLOQUEADORES DE GORDURA

bloqueadores-de-gorduraOs lipídios ou gorduras são descritos como uma classe de compostos insolúveis em água e solúveis em componentes orgânicos. São moléculas com funções importantes para o organismo humano, sobretudo, funções estruturais e de armazenamento de energia. Diferentemente dos outros macronutrientes (carboidratos e proteínas) que fornecem 4 kcal por grama, os lipídios fornecem 9 kcal. Além disso, por serem moléculas hidrofóbicas, não necessitam de água para o armazenamento, como fazem os carboidratos. Por essas vantagens consideráveis, o corpo humano os escolhe como fonte ideal de estoque. Sabe-se, no entanto, que o excesso destas moléculas traz consequências ao organismo. Por isso, uma dieta equilibrada deve prover quantidades adequadas de lipídios, advindas de boas fontes, sobretudo, para evitar os efeitos deletérios à saúde.

A suplementação alimentar pode beneficiar quem busca a redução de gordura corporal e, consequentemente, os riscos associados do seu excesso como, por exemplo, os termogênicos, as proteínas de rápida absorção e os óleos emagrecedores. Além destes, existem os bloqueadores de gordura, descritos como ‘polímeros atóxicos, biodegradáveis, biocompatíveis, produzidos através de fontes renováveis’ que auxiliam na não absorção das moléculas de gordura pelo organismo. A quitina é um polissacarídeo que compõe o exoesqueleto de crustáceos e insetos e a desacetilação da molécula a transforma em quitosana, composto solúvel em pH ácido e insolúvel em pH básico, característica que induz à viscosidade no estômago e solidificação das gorduras no intestino, dificultando a absorção. Inclusive, alguns autores explicam que essa dificuldade de absorção é consequente da interação dos íons positivos da estrutura da quitosana com os íons negativos dos ácidos graxos e sais biliares, que causariam um transtorno na formação das micelas.

Convém entender o mecanismo de digestão e absorção das gorduras para compreender melhor o mecanismo de ação desse tipo de suplemento. A digestão dos lipídios inicia-se pela lipase lingual, seguida pela ação da lipase gástrica no estômago. Porém, a maior fração destes compostos chega intacta ao intestino para sofrer a ação da lipase pancreática e dos sais biliares, que atuam hidrolisando os triacilgliceróis em monoacilgliceróis e ácidos graxos para que atravessem da luz intestinal para os enterócitos e se liguem aos quilomícrons para alcançar o sistema linfático. A ação da quitosana impede a absorção das gorduras no intestino e também a reabsorção da bile (substância excretada pelo fígado para as vesículas biliares e, posteriormente, para o duodeno para auxiliar na solubilização das gorduras), o que colabora indiretamente para a redução do colesterol, já que este é constituinte da bile e é novamente recrutado, para formá-la.

Devido ao pronunciado efeito sobre lipídios séricos e colesterol, este suplemento valida-se como importante coadjuvante na redução dos riscos associados à obesidade e síndrome metabólica. No entanto, muito se fala em uso dos bloqueadores de gordura para auxiliar no emagrecimento, mas, vale ressaltar que tal estratégia de uso só apresenta efeito quando associada a outras práticas e esforços para tal, pois não estimula a oxidação de gorduras no organismo, por exemplo. Além disso, o uso prolongado e indiscriminado dos bloqueadores pode influenciar negativamente na absorção de micronutrientes dependentes de lipídios para absorção. Sendo assim, consulte um nutricionista para avaliar a necessidade de uso destes compostos na dieta e, assim, extrair somente os benefícios da suplementação.

   Raísa Coelho faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail            nutricao@sncsalvador.com.br              .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0