Creatina

creatina-poA creatina é um composto orgânico não essencial encontrado em fontes alimentares como carnes, peixes e aves e também é sintetizado pelo nosso organismo através de três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Essa síntese ocorre em maior quantidade no fígado e em menor quantidade no rim e no pâncreas. Cientificamente a creatina é denominada ácido metilguanidina acético e a sua biossíntese  ocorre em duas etapas, sendo a primeira localizada no rim, na qual a glicina e arginina são transformadas a partir da enzima transaminidase a ornitina guanidinoacetato respectivamente, desta forma este composto circula até o fígado para receber um grupo metil, oriundo do aminoácido metionina, caracterizando a segunda etapa e sendo formada a creatina.

Existem diversas formas de creatina atualmente no mercado, porém a forma mais comercializada é a creatina monoidrato, sendo esta considerada pelo Comitê Internacional de Nutrição esportiva o suplemento nutricional ergogênico mais efetivo para o aumento da massa magra e aumento de força.

A creatina é bastante conhecida devido ao seu efeito no aumento da força, porém este não é seu único efeito. Além desse benefício, a creatina também é responsável por aumentar a massa muscular, por estabilizar as membranas lipídicas além de uma ação antioxidante, eliminando as espécies reativas de oxigênio que em excesso no nosso organismo podem gerar problemas.

Quando se fala em creatina, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Creatina leva a um comprometimento da função renal? Os estudos científicos mostram que esse é mais um mito que gira em torno desse suplemento. Um estudo realizado por Revai e colaboradores realizado em 2003 em bodybuilders foram utilizadas doses consideradas altas diariamente e não existiu comprometimento da função renal. O uso da creatina deve ser realizado com cautela por pessoas que já possuem algum comprometimento renal. Outro estudo realizado por Kreider e colaboradores, também em 2003, atletas de futebol utilizaram a creatina por 21 meses sem nenhum comprometimento da função renal. Isso significa que quando suplementada da maneira correta e com orientação de um profissional capacitado a creatina traz apenas benefícios. Por isso, para uma melhor avaliação procure um Nutricionista.

Mariane Mascarenhas faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail            nutricao@sncsalvador.com.br             .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *