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Beta alanina ou bicarbonato de sódio?

Utilizamos três vias metabólicas para a produção de energia: a via anaeróbica alática, a via anaeróbica lática e a via aeróbica. Dependendo do tipo de exercício, intensidade e tempo uma via será mais priorizada do que a outra. Quando a via anaeróbica lática, também chamada de via glicolítica, é priorizada pode-se ter como consequência a fadiga muscular, que é a redução da capacidade de gerar quantidades apropriadas de força muscular ou de potência durante a atividade contrátil. Vários eventos ocorrem durante a contração que podem levar a fadiga, dentre esses destaco o acúmulo de metabólitos, em especial os íons de hidrogênio.

Os íons de hidrogênio são produzidos a partir da conversão de ácido lático para lactato, nesta (nesta conversão?) há liberação de um íon de hidrogênio. Se a produção for maior do que a capacidade de tamponamento do corpo, a redução do pH levará à diminuição da força muscular e diminuição da liberação de cálcio para o retículo sarcoplasmático, levando à fadiga.

A liberação de íons de hidrogênio ocorre de forma rápida, mas a redução do pH não é imediata, pois há mecanismos de tamponamentos. Dentre esses, os tampões intracelulares (como aminoácidos e dipeptídeos) e o bicarbonato de sódio serão nosso foco, pois a suplementação de beta alanina tem como objetivo produzir no músculo a carnosina, um dipeptídeo que irá tamponar os íons de hidrogênio produzidos, assim como o bicarbonato de sódio.

O dilema é que ambos tamponantes mostram resultado positivo em melhorar a performance. Normalmente usa-se 0,3g/Kg de peso corporal de bicarbonato e a quantidade de beta alanina varia entre 3,2g a 6,4g, fracionadas durante o dia, para evitar a parestesia, conhecida popularmente como “formigamento”. Contudo, alguns efeitos colaterais decorrentes da ingestão de bicarbonato de sódio são citados na literatura, como: transtornos gastrointestinais (vômito e diarreia), rupturas gástricas causadas pelo uso excessivo e, acredita-se que, o uso frequente poderia conduzir a arritmias cardíacas, irritabilidade e espasmos musculares. Mas, estudos a longo prazo precisam ser feitos para analisar a segurança no uso de bicarbonato de sódio, sendo assim, o uso da beta-alanina é mais seguro.

Naia Ferreira faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br.

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4 comentário

florisvaldo deo da silva 7 de setembro de 2016 at 12:34

gostari de saber se o bicabornato e um tipo de minoacido se tomar junto com um uey natural tem alguns efeito no organismo para musculasão criar musculos mais rapido

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Rafael Fildes 1 de outubro de 2016 at 12:26

Olá Florisvaldo. Apesar da ação no tamponamento da acidez muscular, o uso de bicarbonato não é indicado por causar transtornos gastrointestinais (vômito e diarreia), rupturas gástricas causadas pelo uso excessivo e, acredita-se que, o uso frequente poderia conduzir a arritmias cardíacas, irritabilidade e espasmos musculares.

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Paulo 3 de maio de 2018 at 16:55

Olá, gostaria de saber sobre a relação do bicarbonato de sódio, com as quantias de sódio recomendadas, a quantidade de bicarbonato a ser ingerida e alta, pensando em 20g por ex, teria uma concentração de sodio acima de 5g (sendo a recomendação diaria por volta de 2g).

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Lara Cerqueira 8 de maio de 2018 at 11:30

Olá, Paulo.
O bicarbonato tem sido uma alternativa suplementar apenas para atletas, por realizarem treinos extenuantes. Esse público tem uma demanda maior de sódio pelo fato de perderem muito líquido. O sódio tem ação hidratante neste caso. No entanto, o consumo de bicarbonato deve ser avaliado e acompanhado minuciosamente por profissional da área, pois pode reduzir a acidez gástrica e trazer desconforto e má absorção de nutrientes.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos!

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