Cânceres, Hormônios e Nutrição

Mulheres que começam a menstruar mais cedo ou que começam a menopausa tardiamente produzem mais estrogênio durante suas vidas e têm maior risco de câncer de mama, ovário e endométrio.

O Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental acrescentou algumas formas do estrogênio à sua lista de agentes cancerígenos conhecidos. Alguns metabolitos do estrogênio foram acreditados como um dos causadores do câncer, pois ajudam as células a se proliferarem, devido a uma diminuição de um gene chamado P53. O P53 detecta erros na molécula de DNA e induz a apoptose (morte programada da célula) de células defeituosas. Com a expressão deste gene diminuída, células mutantes podem se proliferar e a chance de se transformarem em tumores é alta.

Para diminuir as formas ativas do estrogênio ligadas ao câncer, alguns alimentos como vegetais crucíferos – brócolis, couve-flor, couve manteiga, couve de Bruxelas, repolho, nabo – e também os sucos de uva podem ser utilizados para a prevenção e tratamento do câncer.

A substancia ativa dos vegetais crucíferos é o diindolylmethane (DIM), principal componente que diminui a forma ativa do estradiol e previne que o hormônio participe de reações cancerígenas. Além disso, esses vegetais possuem antioxidantes como betacaroteno, vitamina C, Vitamina E, importantes para regular o metabolismo e combater a formação de radicais livres. Já a uva possui o resveratrol, que também contribui para evitar a formação de canceres pelo estrogênio.

É importante lembrar que a alimentação saudável pode ser uma excelente aliada a prevenção e tratamento de diversas doenças, assim como pode ser a causadora de enfermidades. Para mais informações, consulte seu(sua) nutricionista.

Este texto foi escrito por Amanda Castro que  faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Cânceres, Hormônios e Nutrição”