Efedrina e porque não utilizar

A efedrina é uma substância que deriva da planta Ephedra sínica, muito utilizada no oriente como um remédio para problemas respiratórios, sendo conhecida como Ma Huang. Essa droga foi muito utilizada nas duas ultimas décadas para o tratamento de obesidade e sobrepeso por proporcionar uma perda de peso consideravelmente grande em curto período.

O mecanismo de ação é um superestimulo ao nosso sistema de luta ou fuga, chamado de sistema simpático. Esse superestimulo acelera os batimentos cardíacos e causa uma hipertensão arterial momentânea, aumentando o gasto de oxigênio e de energia, aumentando assim o gasto de gordura. A efedrina fica ainda mais potente quando adicionada com cafeína, sendo a justificativa para a utilização dessa substância em boa parte dos antigos termogênicos.

Por aumentar os batimentos cardíacos e consequentemente a pressão arterial, a efedrina causa uma descompensação do corpo, podendo também acabar rompendo vasos. Portanto, o uso da efedrina pode proporcionar diversos problemas de saúde e até mesmo morte, que é bem comum no uso dessa substância.

Em 2004 foi proibido sua comercialização nos Estados Unidos, sendo banido também no Brasil nos anos seguintes e os produtos que continham essa substância foram reformulados para se adequar a nova norma.

É frequente os casos de pessoas que morrem por utilizar a efedrina, não queira ser mais uma. A SNC não comercializa nenhum tipo de produto que seja ilegal para o uso e todos os termogênicos da loja são livres dessa substância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Efedrina e porque não utilizar”