Sem categoria

Importância dos Nutrientes na Hipohidratação

Os principais fatores que influenciam na redução da performance de atletas ao realizarem um exercício com duração superior à uma hora são depleção do glicogênio muscular, desequilibro hídrico e problemas com a termorregulação.
A ingestão de água pode ser uma opção para favorecer a manutenção do corpo bem hidratado, evitando surgimento de estresse térmico, mantendo o volume de plasma adequado, retardando a fadiga e prevenindo lesões associadas com desidratação e perdas através do suor. Se considerarmos exercícios de alta intensidade e longa duração, a água pura por possuir tempo de esvaziamento gástrico rápido, facilitando sua absorção pelo intestino pode causar diminuição da concentração plasmática de sódio por diluição (hiponatremia) e aumentando o índice urinário.
É inegável o benefício da água para a hidratação e consequente melhora do desempenho no exercício, todavia, um aumento mais expressivo pode ser proporcionado quando carboidrato e eletrólitos são adicionados à bebida.
Durante a prática esportiva, a perda de sódio através do suor é elevada. O sódio em pequenas quantidades acrescentadas em bebidas esportivas torna a reidratação mais completa quando comparada a água pura, isso porque além de reduzir a perda de água através do aumento da produção de urina, também evita quadros de hiponatremia, que causa adversas manifestações neurológicas.
Lembrando que o transporte de glicose pela membrana do enterócito é dependente de sódio, que por sua vez aumenta a absorção de água, é possível entender o motivo pelo qual este, entre os demais eletrólitos, é o mais importante. Visando o equilíbrio do balanço hidroeletrolítico, recomenda-se que o atleta ingira 1 litro de líquido contendo 60 mmol de sódio a cada hora. A suplementação deste eletrólito pós exercício só se faz necessária quando refeições sólidas não são realizadas.
O potássio também pode auxiliar na hidratação, uma vez que está presente em maior quantidade no fluido intracelular, ajudando a aumentar a retenção hídrica neste espaço. Outros eletrólitos, como o magnésio, cálcio e cloro também são perdidos através do suor, merecendo atenção especial para não influenciar negativamente no desempenho.
A presença de concentrações razoáveis de carboidrato é importante para estimular a absorção de fluidos e eletrólitos no intestino, aumentando rapidamente o volume plasmático, com melhores efeitos para o atleta, pois rapidamente estes substratos são captados pelas fibras musculares ativas, aumentando a produção energética, melhorando a performace e o tempo de exaustão. Os carboidratos são bem conhecidos pelos seus efeitos na prevenção da depleção do glicogênio, manutenção da glicemia durante o exercício e retardo da fadiga.
O glicerol é mais uma estratégia para manutenção do equilíbrio hídrico, pois promove hiperhidratação. Sua utilização é uma boa estratégia para atletas que possuem dificuldade em ingerir líquidos durante a prova e/ou facilidade para perder fluido corporal. Acredita-se que o glicerol aumenta a osmolaridade do sangue e consequentemente o volume de água no plasma e espaço extracelular. Seus benefícios ainda estão relacionados à termorregulação, com redução da temperatura corporal e da produção de urina, aumento da produção de suor e resfriamento corporal e manutenção do volume sanguíneo adequado.
Deste modo, com o intuito de promover boa hidratação aos atletas em exercícios de alta intensidade e/ou longa duração e/ou em elevadas temperaturas, a combinação mais eficiente de bebidas esportivas é água, carboidratos e eletrólitos; o glicerol é também uma boa opção, mas são necessários mais estudos para estabelecer sua real ação.

Este texto foi escrito por Ellen Góes que faz parte da equipe de nutrição da SNC-Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mailnutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.