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Ciclo menstrual X Rendimento

Quem de nós mulheres nunca deixou de praticar exercícios por estar naquele dia? Todo mês somos contempladas com uma sensação de dor e desconforto que nem conseguimos descrever, na maioria das vezes. O ciclo menstrual regular começa no primeiro dia da menstruação e segue até 28º dia. Esses números podem variar de mulher para mulher podendo ser para mais ou para menos. Didaticamente o ciclo menstrual é dividido em três fases: Uma fase folicular, a ovulação e uma fase lútea.
Do 1º ao 5º dia, a mulher está na fase de desconforto total. É o período das cólicas, do desconforto mental e físico. Fisiologicamente o estrógeno começa a subir. No 14º dia, metade do ciclo, é o período em que estaremos ovulando e o hormônio estrógeno encontra-se no seu máximo. Após a ovulação os hormônios começam a cair para dar inicio a um novo ciclo, caso não haja a fecundação do óvulo.
O ciclo menstrual influencia no nosso desempenho seja por alterações hormonais ou pela conhecida TPM que ocorre após o período de ovulação e já no finalzinho do ciclo. É nesse período menstrual que estamos mais indispostas a praticar atividade física e devemos pegar mais leve durante o treino. Passado o período menstrual e por conta dos hormônios, principalmente o estrógeno, é um momento interessante para investir em ganho de massa muscular. Alguns estudos científicos citam que após a ovulação é um período excelente para perder gordura, porém esse resultado ainda é controverso.
O que se sabe é que devemos considerar a regularidade do ciclo e a individualidade de cada uma, já que o ciclo menstrual vai variar de mulher para mulher. É importante que cada mulher conheça o seu ciclo para saber o momento ideal para melhorar seu desempenho. A alimentação e uma suplementação adequada podem ser  grandes aliadas principalmente no período da TPM. Converse com o seu nutricionista sobre isso e tenha bons resultados.

 

Este texto foi escrito por: Mariane Mascarenhas

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