Dietas Low Carb

Se fizermos uma busca rápida pela internet encontraremos diversos tipos de dieta consideradas milagrosas, mas que na verdade , não passam de dietas literalmente malucas sem nenhum tipo de fundamento científico. Apesar desta infinidade de dietas, existem aquelas que se feitas corretamente, podem trazer muitos benefícios para os indivíduos. Uma delas é a dieta Low Carb. Essa dieta, como o próprio nome diz, é caracterizada por uma baixa quantidade de carboidratos. Diferentemente da dieta de Atkins (onde a quantidade de carboidratos é perto de zero), a dieta Low Carb possui cerca de 20 à 40% de carboidratos, sendo estes selecionados.

De modo geral as dietas Low Carb são hipocalóricas e há também uma seleção de proteínas e gorduras. O objetivo de diminuir o carboidrato é a de limitar a concentração glicose no sangue, já que seu excesso está diretamente ligado ao acúmulo de gordura e ao aumento dos triglicerídeos. Além disso, pelo fato do corpo não está recebendo mais energia proveniente da glicose, ocorre um maior estimulo ao hormônio glucagon, que por sua vez estimula a glicogenólise (quebra do glicogênio muscular para fornecer energia) e da gliconeogênese (produção de energia a partir de proteínas e gorduras).

No inicio da dieta, a perda de peso é devido à perda hídrica, por consequência da diminuição dos estoques de glicogênio muscular. Posteriormente, o nosso corpo inicia um processo de adaptação, onde ocorre a utilização de ácidos graxos para fornecer energia, acarretando no emagrecimento. A utilização de suplementos como Whey Protein, hiperproteicos e caseína, pode auxiliar no aumento do consumo de proteína da dieta além de atuar na saciedade.

Em um estudo feito com indivíduos saudáveis e diabéticos, uma dieta Low Carb foi capaz de reduzir significativamente o peso, hemoglobina glicada e glicose em jejum comparada a uma dieta considerada saudável. Em outro estudo, a dieta Low Carb, além de proporcionar o emagrecimento, melhorou os valores de triglicerídeos e de HDL, porém não foi visto melhora nos parâmetros de LDL.

Por fim, a dieta Low Carb é uma ótima opção para quem procura um emagrecimento com saúde. Mas atenção, as dietas são individualizadas, a depender das necessidades e do estilo de vida do indivíduo as dietas Low Carb, podem sofrer algumas alterações, desse modo é imprescindível o acompanhamento do nutricionista para obter os melhores resultados.

 

Este texto foi escrito por Rafael Fildes Almeida que faz parte da equipe de nutrição da SNC-Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mailnutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Dietas Low Carb”