Óleo de Cártamo e Diabetes

O óleo de cártamo (SAF) é extraído da semente da planta (Carthamus tinctorius – Safflower), sendo considerado o óleo com maior teor de lipídeos poliinsaturadas (90%) e é rico em CLA (ácido linoleico conjugado). O CLA é uma estrutura modificada do SAF, sendo seu derivado. Essa obtenção pode ocorrer naturalmente no nosso organismo, por processo industrial ou naturalmente em animais ruminantes.

Como já sabemos, o diabetes é uma condição na qual o pâncreas pode deixar de produzir insulina (ou produz em quantidade insuficiente), e o outro tipo caracteriza-se pelas células pararem de responder à insulina que é produzida, impedindo a absorção da glicose pelas células (onde iriam exercer suas funções), sendo chamado de resistência à insulina.

A obesidade está presente na maioria dos casos de diabetes tipo 2, trazendo diversas complicações devido a esse excesso de peso. Uma simples perda de peso corporal pode melhorar glicemia, sensibilidade à insulina e lipídios sanguíneos. Visto isso, diversas estratégicas devem ser utilizadas para alcançar tal objetivo, e dentre eles, é a associação da suplementação à dieta e exercício físico.

Quando avaliados os efeitos da suplementação com SAF em obesas portadoras de diabetes mellitus tipo 2 na pós-menopausa, foi possível concluir e afirmar que a suplementação com SAF reduziu a massa adiposa abdominal; aumentou a massa magra, o que melhora a tonicidade da pele, evitando o aspecto de flacidez; reduziu a glicemia de jejum; diminuiu a hemoglobina glicada (HbA1c); aumentou a adiponectina que é um hormônio que modula a regulação da glicemia e o catabolismo de ácidos graxos;  e consequentemente, melhorou a sensibilidade à insulina.

Sabe-se que dietas associadas com maior quantidade de lipídeos poliinsaturadas pode reduzir a gordura no fígado em comparação com uma dieta rica em lipídeos saturados. Além de diversos benefícios alcançados com a suplementação do óleo de cártamo, é comprovado o seu efeito sobre o controle do diabetes. Vale ressaltar que para alcançar e manter a perda de peso, mudanças no estilo de vida são necessários.

“Este texto foi escrito por Jaqueline Menezes
 
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
 
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
 
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

43 pensamentos em “Óleo de Cártamo e Diabetes”