Sem categoria

Óleo de Cártamo e Diabetes

O óleo de cártamo (SAF) é extraído da semente da planta (Carthamus tinctorius – Safflower), sendo considerado o óleo com maior teor de lipídeos poliinsaturadas (90%) e é rico em CLA (ácido linoleico conjugado). O CLA é uma estrutura modificada do SAF, sendo seu derivado. Essa obtenção pode ocorrer naturalmente no nosso organismo, por processo industrial ou naturalmente em animais ruminantes.

Como já sabemos, o diabetes é uma condição na qual o pâncreas pode deixar de produzir insulina (ou produz em quantidade insuficiente), e o outro tipo caracteriza-se pelas células pararem de responder à insulina que é produzida, impedindo a absorção da glicose pelas células (onde iriam exercer suas funções), sendo chamado de resistência à insulina.

A obesidade está presente na maioria dos casos de diabetes tipo 2, trazendo diversas complicações devido a esse excesso de peso. Uma simples perda de peso corporal pode melhorar glicemia, sensibilidade à insulina e lipídios sanguíneos. Visto isso, diversas estratégicas devem ser utilizadas para alcançar tal objetivo, e dentre eles, é a associação da suplementação à dieta e exercício físico.

Quando avaliados os efeitos da suplementação com SAF em obesas portadoras de diabetes mellitus tipo 2 na pós-menopausa, foi possível concluir e afirmar que a suplementação com SAF reduziu a massa adiposa abdominal; aumentou a massa magra, o que melhora a tonicidade da pele, evitando o aspecto de flacidez; reduziu a glicemia de jejum; diminuiu a hemoglobina glicada (HbA1c); aumentou a adiponectina que é um hormônio que modula a regulação da glicemia e o catabolismo de ácidos graxos;  e consequentemente, melhorou a sensibilidade à insulina.

Sabe-se que dietas associadas com maior quantidade de lipídeos poliinsaturadas pode reduzir a gordura no fígado em comparação com uma dieta rica em lipídeos saturados. Além de diversos benefícios alcançados com a suplementação do óleo de cártamo, é comprovado o seu efeito sobre o controle do diabetes. Vale ressaltar que para alcançar e manter a perda de peso, mudanças no estilo de vida são necessários.

“Este texto foi escrito por Jaqueline Menezes
 
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
 
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
 
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

41 comentário

Lorena 8 de abril de 2015 at 18:00

Boa tarde, gostaria de saber o óleo tem efeitos positivos para o diabético que não é obeso? pelo contrario que perdeu muito peso com a doença.

Responder
jaquemenezes23@gmail.com 11 de abril de 2015 at 19:08

Olá Lorena !!
Provavelmente nesse caso, a pessoa é portadora do Diabetes tipo 1, que ao contrário do tipo 2, não leva ao aumento de peso e sim a perda do mesmo.
A suplementação com óleo de cártamo nesse caso também será benéfica, pois auxilia na redução da massa adiposa abdominal (se houver); aumenta a massa magra, melhorando a tonicidade da pele, evitando o aspecto de flacidez; reduziu a glicemia de jejum; diminuiu a hemoglobina glicada (HbA1c).

Responder
Marília Nascimento 15 de fevereiro de 2017 at 11:22

Diabetico tipo 1 pode tomar? Como tomar??

Responder
VITORIA MELO 5 de abril de 2017 at 12:01

Olá Marília, sim, diabéticos podem utilizar. Recomendamos 5 g de óleo de cártamo ao dia, o que na maioria dos produtos corresponde a 5 cápsulas ao dia. Sendo que estas não devem ser fracionadas e sim ingeridas no mesmo momento após uma refeição que possua algum teor de lipídios, para melhorar a absorção.

Responder
vanessa felix santana 9 de abril de 2015 at 04:22

Jaqueline Menezes
Estou esperando o meu!

Responder
Fernanda 8 de setembro de 2016 at 17:19

Jaqueline, boa tarde. Só para confirmar, no caso quem tem resistência insulínica, o uso do óleo de cartamo faz bem? Atualmente, estou fazendo dieta e exercícios físicos. Tomo 1500 mg de Glifage (Cloridrato de metformina) após o janta e sibutramina às 10h. Me indicaram o óleo de cartamo, mas eu fiquei com medo de tomar por causa da resistência insulínica, o que você acha, devo tomar ou não?

Responder
Rafael Fildes 1 de outubro de 2016 at 12:53

Olá Fernanda,
Neste caso você pode optar pelo ômega 3. Ele possui efeitos que diminuem a resistência a insulina. Além disso, ele possui ação anti-inflamatória, melhora da cognição e melhora do perfil lipídico.
Estamos à disposição.

Responder
Janice 10 de setembro de 2016 at 08:51

Eu nao tenho diabetes. Mas rstou com o colesterol um pouquunho elevado. Estou tomando o oleo de cartamo a uma semana e .e fazendo academia e dieta. Ja estou sentindo a regiao do abdomem mais definida. Os peneuzinhos laterais. .. ja estão sumindo

Responder
Rafael Fildes 1 de outubro de 2016 at 12:32

Olá Janice, isso é ótimo. Para potencializar estes efeitos, aconselhamos o uso do ômega 3. Este óleo possui diversas propriedades como ação anti-inflamatória, diminuição do LDL ( colesterol ruim ), aumento do HDL (colesterol bom), diminuição dos triglicerídeos, entre outras funções.

Responder
Alberto 13 de outubro de 2016 at 16:48

Gostaria de saber como se ingere as cápsulas? Tem de engolir inteiras, ou tem de mastigar?

Repeti, pois meu email estava errado.

Responder
VITORIA MELO 29 de novembro de 2016 at 13:08

Olá Alberto, obrigada pelo contato. O ideal é que você ingira as cápsulas inteiras para melhor aproveitamento do produto. Qualquer dúvida quanto a forma de uso pode nos contactar.

Vitória Melo,
Integrante da Equipe de Nutrição SNC Salvador.

Responder
aloysa tavares costa 14 de novembro de 2016 at 20:01

Ola, eu não tenho diabetes, mais ultimamente o meu açúcar vem subindo de vez em quando, comecei fazer uso do oleo de cartamo, confesso que estou com reveio que me faça mal, mais ja tomei…eu fiz certo…

Responder
VITORIA MELO 29 de novembro de 2016 at 13:06

Olá Aloysa, obrigada pelo contato. Não há problemas da utilização do óleo de cártamo para indivíduos com hiperglicemia. Existem outras estratégias nutricionais, incluindo suplementação, para melhorar essa condição, procure o auxílio de um nutricionista, pois ele é o profissional indicado para adequar suas estratégias alimentares.

Vitória Melo,
Integrante da Equipe de Nutrição SNC Salvador.

Responder
Madalena 29 de novembro de 2016 at 11:40

Meu esposo tem diabetes tipo 2 ,não toma insulina ,e está bem gordinho ,quero saber se ele pode tomar o oleo de cartão se ele pode tomar quantos por dia
de ir
ic

Responder
VITORIA MELO 29 de novembro de 2016 at 13:02

Olá Madalena, obrigada pelo contato. O óleo de cártamo pode sim ser utilizado por indivíduos diabéticos no auxílio a perda de peso, além disso é interessante a associação do óleo de cártamo com o ômega 3, pois o ômega 3 vai agir como anti-inflamatório, auxiliando a mobilização de gordura e também melhorando a resistência a insulina. Essa estratégia é excelente para o caso do seu esposo.

Vitória Melo
Integrante da Equipe de Nutrição SNC Salvador.

Responder
Lourdes 30 de novembro de 2016 at 14:56

Posso usar óleo de cártamo sendo diabetes

Responder
VITORIA MELO 1 de dezembro de 2016 at 12:37

Olá Lourdes tudo bem? Não há nenhum problema com o uso do óleo de cártamo em indivíduos diabéticos, inclusive é interessante associá-lo com o ômega 3, pois este é um anti-inflamatório que facilita o emagrecimento e melhora a resistência a insulina.

Responder
Evelin Andrade 4 de dezembro de 2016 at 04:14

Poxa que bacana essa matéria,pois foi bem esclarecedora!

Responder
VITORIA MELO 5 de dezembro de 2016 at 09:46

Muito obrigada Evelin. Estou disponível para maiores esclarecimentos.

Responder
Madalena 6 de dezembro de 2016 at 08:03

Bom dia ,eu meu esposo e meu filho com 28 anos estamos tomando o ômega 3 e o óleo de cartamo ,quero saber por quanto tempo podemos tomar se pode tomar todos os dias, por favor me esclareça

Responder
VITORIA MELO 6 de dezembro de 2016 at 17:06

Oi Madalena, obrigada pelo contato. Na nossa alimentação diária não atingimos as quantidades adequadas de õmega 3, e no geral temos uma dieta pró inflamatória, então é ideal que você ingira diariamente 1,2 a 1,5 g para obter os benefícios desse composto, como a manutenção da saúde cardiovascular,melhora do perfil lipídico, proteção contra resistência a insulina, melhora da memória e cognição, entre outros. E a associação com o óleo de cártamo diariamente também é interessante, pois este facilita a perda de gordura corporal, entre outros benefícios favoráveis a saúde.

Responder
Aparecido Donizetti da silva 10 de março de 2017 at 10:35

Oi tudo bem estou tomando oleo de vartamo a 4meses eu eu mallho bastate tava com muita massa muscular ja perdi 10 kilos qostaria de saber se oleo de cartamo almenta precao arterial e se almenta hemoglobina no sangue fui doar sangue e estava meia alta obrigado

Responder
VITORIA MELO 23 de março de 2017 at 11:36

Olá Aparecido, o óleo de cártamo não tem relação com esses fatores que você mencionou.

Responder
Roberto Luiz 30 de março de 2017 at 12:36

Gostaria de saber se o oleo de cartamo altera a glicemia? E tambem gostaria de saber qual o bom omega 3?

Responder
VITORIA MELO 5 de abril de 2017 at 07:44

Olá Roberto, obrigada pelo contato. Existem algumas evidências de que o óleo de cártamo pode ajudar a regular a glicemia, ainda que esse efeito não tenha sido completamente elucidado. Os ômegas 3 variam entre si na concentração, e na garantia de serem livres de metais pesados. Passe em uma das nossas lojas que lhe apresentaremos as opções.

Responder
Fábia 7 de abril de 2017 at 01:03

Boa noite. Gostaria de saber se o óleo de cartamo abaixa a glicemia. Minha taxa é muito baixa. Comecei a tomar e senti uma forte queda na parte da noite. O índice foi a 28. A partir de quanto tempo ele começa a agir no organismo? Grata.

Responder
Jannine Dantas 24 de maio de 2017 at 10:59

Olá, Fábia!

Bom dia. Na literatura não encontramos como efeito colateral do óleo de cártamo causar hipoglicemia, este problema pode ser acarretado por outros fatores hormonais ou nutricionais, o mais aconselhável para entender e ajustar esse problema é procurar um acompanhamento nutricional, pois o Nutricionista é capacitado para atender suas demandas e indicar as melhores estratégias que lhe forneçam uma qualidade de vida e alcance dos objetivos.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Jaqueline Oliveira 20 de julho de 2017 at 09:52

Gostaria de saber se posso tomar oleo de cartamo … estou tomando o.metformina porque estou obesa e com a insulina um pouco alta. Ja estou fazendo Reeducação alimentar também. Nao tenho diabetes. O ginecologista que me receitou o metformina. Posso tomar os dois juntos ?
Tipo oleo de cartamo antes dos cafés ne. Que seria de manha e a tarde e o outro eu tomo na hora do almoço e na janta.

Responder
Jannine Dantas 21 de julho de 2017 at 12:25

Olá, Jaqueline!

Você pode utilizar o óleo de cartamo, a indicação de uso é próximo a alguma refeição, seria bom também associar o uso deste óleo ao ômega 3, além de facilitar o processo de emagrecimento o ômega 3 melhora alguns parâmetros de saúde. O indicado é você procurar uma orientação nutricional para encontrar a melhor estratégia para o seu objetivo em conjunto com o Nutricionista. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
João Batista Brandão 23 de agosto de 2017 at 23:03

Sou diabético gostaria de saber se posso fazer uso do óleo de cartamo

Responder
Jannine Dantas 25 de agosto de 2017 at 13:15

Olá, João!

Diabéticos podem sim utilizar o óleo de cártamo. Recomendamos 5 g de óleo de cártamo ao dia, o que na maioria dos produtos corresponde a 5 cápsulas ao dia. Sendo que estas não devem ser fracionadas e sim ingeridas no mesmo momento após uma refeição que possua algum teor de lipídios, para melhorar a absorção.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Francisco amaro da silva 30 de agosto de 2017 at 10:00

muito especial sua resposta viu gostei bastante voces sao nota mil viu maravilhoso suas resposta viu obrigado

Responder
Jannine Dantas 6 de setembro de 2017 at 15:25

Olá, Francisco!

A equipe de Nutrição agradece muito pleo seu reconhecimento e feedback. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Rafa 1 de outubro de 2017 at 21:35

Muito interessante essa pesquisa, minha mãe tem pré-diabetes, vou sugerir o consumo desse óleo pra ela!

Responder
Jannine Dantas 5 de outubro de 2017 at 11:29

Olá, Rafa!

Ficamos contentes com o seu retorno. A equipe de Nutrição da SNC Salvador agradece pelo reconhecimento. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
CARLA ROBERTA PRECIOSO OLIVEIRA 19 de outubro de 2017 at 09:54

BOM DIA. tenho diabetes ela esta em 150 quero saber se posso tomar oleo de cartamo pois tomo glifage um logo apos almoço e um logo apos o jantar , gostaria de ter uma resposta desde ja agradeço a colaboraçao.

Responder
Jannine Dantas 15 de dezembro de 2017 at 13:55

Olá, Carla!

Não existe contraindicação do uso de óleo de cartamo para diabéticos, no entanto seria interessante você procurar por um Nutricionista para ser recomendada da sua forma de uso. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Tania 7 de novembro de 2017 at 12:25

Boa tarde!

Sou diabética e faço uso de insulina duas vezes por dia, 90 unidades pela manhã e 70 a noite posso tomar óleo de cártamo?

Responder
Jannine Dantas 15 de dezembro de 2017 at 13:49

Olá, Tania!

Você pode sim utilizar o cártamo, não existe nenhuma contraindicação para diabéticos.O bom seria procurar um nutricionista para que conheça a forma de uso do óleo de cártamo para realmente lhe oferecer os benefícios. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Dulcirene Palheta Pinho 27 de abril de 2018 at 21:47

Tenho diabete tomo. Metiformina 2. X ao dia de 500. Posso tomar omega 3?

Responder
Lara Cerqueira 4 de maio de 2018 at 11:12

Olá, Dulcirene.
Sim! Não há contra-indicação do ômega 3 nesta situação. É um suplemento muito interessante para a saúde.
Estamos a disposição!

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.