Sem categoria

Levedura de Cerveja

É um suplemento conhecido e usado há muito tempo, principalmente para a produção de produtos alimentares e bebidas, também é conhecido como “fermento de padeiro”. O suplemento nutricional levedo de cerveja é um composto concentrado de leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae, que é uma fonte natural de vitaminas do complexo B e de outros nutrientes como: polifenóis, esteróis, e fosfolípidos, cromo, proteína, selênio, potássio, ferro, zinco e magnésio.

No mercado, estão disponíveis produtos a base de levedura com características diferenciadas, como leveduras vivas, mortas, parede celular, e leveduras enriquecidas por minerais. Em função disso, há uma grande variação nutricional entre os produtos disponíveis comercialmente, dependendo da natureza do substrato, da espécie da levedura e do método de secagem adotado pela indústria.

O extrato de leveduras é um produto que promove a integridade, o desenvolvimento e o bom funcionamento da mucosa intestinal, mas além destas funções desempenha importante papel antioxidante por inibir a formação de espécies reativas de oxigênio. Apresenta também função imunomoduladora, e esta deve-se principalmente à beta glucana presente na parede celular interna desta levedura, que contribui assim para o aumento dos níveis de IgA salivar e hematócrito que estão associados com o apoio do sistema imunitário em relação a alergias sazonais e a incidência e duração de resfriados e gripe, este é um dos benefícios mais utilizados e conhecidos com o uso deste suplemento.

Mas também têm sido estudadas outras funções benéficas como a ação hipoglicemiante, principalmente por conta do cromo contido neste suplemento, os estudos mostram que a forma orgânica do cromo como levedura de cerveja é melhor quando comparado com a forma inorgânica – Cr3, pois a resposta positiva foi vista em mais sujeitos, embora tenha sido fornecida menor quantidade de cromo como levedura. Outra função vista é na melhora do perfil lipídico e na redução da pressão arterial, esta última é atribuída a seus peptídeos biológicos, em especial o denominado KRF814, que é derivado da hidrólise da levedura de cerveja através da fosfatase alcalina, este peptídeo pode reduzir a atividade da enzima de conversão da angiotensina e assim, diminui a pressão sanguínea. Então é um produto que apresenta funções importantes, e pode ser utilizado principalmente para apoiar o sistema imune em períodos de gripes e alergias, além de melhorar perfil glicêmico e lipídico.

Este texto foi escrito por Naia Ferreira, que faz parte da equipe de Nutrição da SNC Salvador

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.