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Utilizar cromo para a hipertrofia é uma estratégia válida?

O cromo é um mineral traço importante no corpo humano, atuando no metabolismo de macronutrientes sendo eles os carboidratos, proteínas e em menor grau os lipídeos. A recomendação de ingestão diária do cromo não é consenso, entretanto a publicação das recomendações dietéticas de referencia (DRI) trouxe um valor de 25 a 35 microgramas.

Hormônios são sinais que o corpo utiliza para que seja desencadeado uma ação. Por exemplo, o hormônio insulina é liberado em períodos pós-prandial (depois das alimentações) e sinaliza ao corpo que é necessário colocar o açucar que está na correndo sanguínea parmo, Picolinato de Cromo, a dentro, bem como as proteínas. Além disso, a insulina também age sinalizando a construção de massa muscular e o crescimento de vários tecidos corporais se enquadrando no conceito de hormônio anabólico.
Para que a insulina tenha uma ação melhor e mais fácil, o corpo utiliza o cromo para impulsionar. É como se o cromo ajudasse a insulina a transmitir o seu sinal (inclusive o de captação da glicose e crescimento muscular). Os estudos sobre a suplementação de cromo são bem controverso em questão a ganho de massa muscular e perda de gordura, mas é sabido que quanto mais carboidrato tiver numa alimentação, mais cromo é eliminado pelo corpo.
Sendo assim, é interessante suplementar ao menos 35mcg de cromo em cada refeição, somando em média 210 mcg ao dia, que mantém a quantidade de cromo (que deve ser consumido diariamente já que não pode ser armazenado) em bons níveis, ajudando ainda a diminuir a vontade de consumir doces.
Vale lembrar também que o cromo na forma Picolinato é melhor absorvido em comparação com o cromo normal, que tem uma absorção média de apenas 3%.

Este texto foi escrito por Lucas Oliveira

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