Sem categoria

Ribose

A ribose é um carboidrato simples, uma pentose naturalmente encontrada na dieta e participa da formação de uma série de estruturas químicas como o DNA, RNA e os compostos energéticos como o ATP (adenosina trifosfato), ADP (adenosina difosfato) e AMP (adenosina monofosfato).
A intenção de suplementar a ribose para fins ergogênicos é baseada no seu potencial de aumentar os componentes energéticos promovendo uma melhora na performance durante o exercício físico por auxiliar na ressíntese do ATP. Através da suplementação de ribose pode haver aumento nos níveis de ATP nos músculos e como consequência o aumento de energia durante o treino.
A Ribose é sintetizada no nosso organismo através da via da pentose fosfato. Essa via é responsável pela produção de pentoses (ribose-5-fosfato) para a síntese de nucleotídeos que são os componentes dos ácidos nucléicos que formam o DNA, além de produzir o NADPH que é um agente redutor (atua transferindo elétrons) presente em algumas reações que ocorrem no nosso organismo, necessário para a realização do anabolismo celular. Após uma série de reações químicas, a ribose é convertida em AMP através da enzima adenilosuccinase deixando-o disponível para ser refosforilado para que seja feita a reposição das concentrações de ATP que foram depletadas. Baseado nessa questão, existe a ideia de que uma maior disponibilidade de ribose poderia resultar em um aumento na ressíntese do ATP.
Os estudos científicos mostram que a ribose possui um melhor efeito quando suplementada juntamente com outros suplementos nutricionais, como a wheyprotein e a creatina, no qual a sinergia com esses outros compostos potencializa o efeito desse carboidrato atuando de forma positiva na melhora do desempenho físico.

Este texto foi escrito por Mariane Mascarenhas

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.