Hipoglicemia de Rebote

A absorção de glicose de forma eficiente, é fundamental para a sobrevivência e manutenção do cérebro, pois a glicose é o seu principal combustível. Todavia, quando há um desequilíbrio no influxo e efluxo de glicose devido a sua retirada excessiva por meio da circulação ocorre a hipoglicemia. Quando um exercício é iniciado com altos níveis de glicose e consequentemente elevação da liberação de insulina, ocorre a hipoglicemia rebote, pois durante o exercício há translocação de GLUT-4 (transportador de glicose) por meio de um mecanismo independente de insulina, ocorrendo uma excessiva captação de glicose, e diminuição rápida da glicemia após os primeiros 15 minutos de exercício, ocasionando menor desempenho. Diversos estudos apontam que fatores como índice glicêmico, tempo de ingestão e quantidade de carboidratos estão associados a hipoglicemia rebote.
Alimentos de alto índice glicêmico são caracterizados por rápida absorção e elevação da glicose sanguínea e consequentemente da insulina. Estudos demonstram que o consumo alimentos de alto índice glicêmico apresentaram diminuição dos níveis glicêmicos após 15 minutos do início do exercício além de uma supressão da oxidação de gordura, pois a absorção de glicose diminui a absorção de ácidos graxos livres. Contrariamente, a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico no período anterior ao exercício eleva a oxidação de gordura.
O tempo de ingestão dos carboidratos também parece influenciar no comportamento da glicose sanguínea, ocorrendo minimização da hipoglicemia rebote quando os carboidratos são ingeridos em um intervalo de tempo mais longo antes do exercício ou 15 minutos antes do exercício, pois, não há tempo de ocorrer o pico de insulina, que se dá normalmente em torno de 20 a 40 minutos após ingestão de carboidratos, sendo que uma maior quantidade de carboidrato no pré exercício parece não maximizar a hipoglicemia rebote.
Assim, para minimizar a hipoglicemia rebote e sua possível interferência no desempenho, sugere-se a consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, em um intervalo de tempo mais longo antes do exercício (Mais de 1 hora) ou 10 a 15 minutos antes do exercício.

“Este texto foi escrito por Jaqueline Almeida

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 pensamentos em “Hipoglicemia de Rebote”