Sem categoria

Hipoglicemia de Rebote

A absorção de glicose de forma eficiente, é fundamental para a sobrevivência e manutenção do cérebro, pois a glicose é o seu principal combustível. Todavia, quando há um desequilíbrio no influxo e efluxo de glicose devido a sua retirada excessiva por meio da circulação ocorre a hipoglicemia. Quando um exercício é iniciado com altos níveis de glicose e consequentemente elevação da liberação de insulina, ocorre a hipoglicemia rebote, pois durante o exercício há translocação de GLUT-4 (transportador de glicose) por meio de um mecanismo independente de insulina, ocorrendo uma excessiva captação de glicose, e diminuição rápida da glicemia após os primeiros 15 minutos de exercício, ocasionando menor desempenho. Diversos estudos apontam que fatores como índice glicêmico, tempo de ingestão e quantidade de carboidratos estão associados a hipoglicemia rebote.
Alimentos de alto índice glicêmico são caracterizados por rápida absorção e elevação da glicose sanguínea e consequentemente da insulina. Estudos demonstram que o consumo alimentos de alto índice glicêmico apresentaram diminuição dos níveis glicêmicos após 15 minutos do início do exercício além de uma supressão da oxidação de gordura, pois a absorção de glicose diminui a absorção de ácidos graxos livres. Contrariamente, a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico no período anterior ao exercício eleva a oxidação de gordura.
O tempo de ingestão dos carboidratos também parece influenciar no comportamento da glicose sanguínea, ocorrendo minimização da hipoglicemia rebote quando os carboidratos são ingeridos em um intervalo de tempo mais longo antes do exercício ou 15 minutos antes do exercício, pois, não há tempo de ocorrer o pico de insulina, que se dá normalmente em torno de 20 a 40 minutos após ingestão de carboidratos, sendo que uma maior quantidade de carboidrato no pré exercício parece não maximizar a hipoglicemia rebote.
Assim, para minimizar a hipoglicemia rebote e sua possível interferência no desempenho, sugere-se a consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, em um intervalo de tempo mais longo antes do exercício (Mais de 1 hora) ou 10 a 15 minutos antes do exercício.

“Este texto foi escrito por Jaqueline Almeida

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

12 comentário

Tânia 12 de outubro de 2015 at 23:04

Gostei muito da explicação sobre hipoglicemia rebote. Porém, o que ocorre quando uma pessoa tem diabetes tipo 2?
Um amigo meu fez um lanche à tarde e comeu pão, queijo, suco de frutas. Algum tempo depois, se sentiu tonto e falando um pouco embolado. Suspeitei que fosse hipoglicemia de rebote. O que fazer nesse momento? Eu poderia ter dado um pouco de açúcar para ele? Obrigada

Responder
Jaqueline Almeida 26 de outubro de 2015 at 18:25

Olá Tânia, que bom que gostou do texto! Em relação ao seu amigo devemos considerar todo contexto. Por exemplo, seu amigo se sentiu mal durante o exercício físico? a hipoglicemia de rebote mencionada é durante a prática de atividade física. Deve ser avaliado também se ele faz uso de insulina ou algum hipoglicemiante oral, se utiliza dieta com contagem de carboidratos, pois pode ter ocorrido uma hipoglicemia devido a um desbalanço entre medicamento e quantidade de carboidratos. Como dito, há todo um contexto que deve ser levado em consideração e nesse caso é aconselhado procurar auxílio de um nutricionista para atendimento individualizado.

Responder
LUIZ FERNANDES 28 de março de 2016 at 13:27

GOSTEI DA INFORMAÇÃO, MAS GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA, AS VEZES EU DESMAIO, FIZ RESSONANCIA MAGNETICA, E NAO APRESENTA NADA NO CEREBRO, DESCONFIO QUE TENHO HIPOGLICEMIA, TENHO 54 ANOS, MEU COLESTEROL SEM TOMAR SINVASTATINA CHEGA A 249, GLICOSE ESTA EM 90, SERA QUE TENHO PICOS ALTERADOS DE AÇUCAR NO SANGUE, QUAL EXAME POSSO FAZER PARA VERIFICAR SE TENHO HIPOGLICEMIA DE REBOTE

Responder
Jaqueline Almeida 12 de abril de 2016 at 13:05

Olá Luis,
A hipoglicemia de rebote é uma situação momentânea que acontece em associação com o exercício e não há exame para identificar. Mais especificamente acontece quando se inicia o exercício com altos níveis de insulina, ocasionando um aumento na captação de glicose nas células, e aparecimento de hipoglicemia. Assim se os desmaios acontecem em outros momentos que não no exercício, não é hipoglicemia rebote e assim deve-se investigar com auxílio médico as possíveis causas. Obrigada Luis

Responder
jose hildo 16 de junho de 2016 at 18:49

muito bom explicação… me ajudou muito!

Responder
Jaqueline Almeida 20 de junho de 2016 at 20:06

Olá Jose, muito obrigada!continue acompanhando nossas postagens, há sempre textos novos com temas interessantes diariamente!
Abraços Jose

Responder
Helen Veloso 29 de abril de 2017 at 12:26

Boa Tarde, gostei muito do texto e explicação, tenho uma duvida, pensando em alguém que possui hipoglicemia de rebote e faz exercícios prolongados, durante o treino devemos utilizar alimentos ou suplementos de baixo índice glicêmico e em situação de pós treino de alto índice glicêmico como individuo comum ou tem alguma recomendação ?

Responder
Jannine Dantas 21 de julho de 2017 at 13:07

Olá, Helen!

O mais indicado seria procurar orientação do profissional capacitado, já que cada indivíduo responde de modo diferente as estratégias nutricionais para este caso. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Leonardo 24 de agosto de 2017 at 18:04

Possuo pré-disposição para diabetes, porém ainda não manifestada, atualmente meu corpo apresenta hipoglicemia com facilidade, hoje pratico jiu-Jitsu e me alimento 2 horas antes dos treinos, sinto fraqueza na primeiros 15 minutos de treino, qual seria o melhor intervalo para eu me alimentar antes do treino?

Responder
Jannine Dantas 25 de agosto de 2017 at 13:54

Olá, Leonardo!

Normalmente recomenda-se que a alimentação ocorra 1 h pré-treino. Existem estratégias com o uso de carboidrato pré-treino para evitar a hipoglicemia, para adequar essa situação orientamos que você procure uma orientação nutricional individualizada. Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos.

Responder
Aline 20 de novembro de 2017 at 22:46

Olá, você poderia colocar uma referência mais completa para que o texto possa ser citado em outros trabalhos.

Responder
Jannine Dantas 15 de dezembro de 2017 at 13:22

Olá, Aline

Aqui disponibilizamos materiais a partir de um compilado de artigos científicos e nos deixamos disponível para enviar os materiais utilizados, bem como tirar dúvidas a respeito. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.