Sem categoria

Colina: A “amina vital”

O nosso organismo necessita de compostos orgânicos que são necessários em pequenas quantidades para a manutenção de uma saúde normal. As aminas são compostos nitrogenados necessários para essa manutenção. A Colina, uma “amina vital” encaixa-se perfeitamente a essa definição pois é uma amina na qual podemos biossintetiza-la em pequenas quantidades.

A importância da colina como um nutriente essencial deve-se principalmente por esta ser componente dos fosfolipídios no qual compõem as membranas celulares, além disso a colina também é responsável pela prevenção do depósito de gordura no fígado. A colina é um componente essencial para a manutenção da integridade estrutural celular, resultando em um processo de sinalização das membranas celulares mais eficientes. Outro ponto vital desse nutriente é que a colina afeta diretamente a neurotransmissão colinérgica, que garante um bom funcionamento do sistema nervoso autônomo, e o transporte de lipídios do fígado.

De acordo com Cozzolino (2012), para o funcionamento normal do organismo, a colina é necessária como precursora para a biossíntese de: fosfolipídios, incluindo fosfatidilcolina, um constituinte importante para a função e estrutura de membranas, para a sinalização intracelular e para a exportação hepática de lipoproteínas de baixa densidade, esfingomielina, constituinte de membrana com função estrutural e de sinalização, e fator de ativação de plaquetas, um mensageiro molecular potente, a partir do qual as membranas celulares são formadas, além de ser um importante doador metil e precursor para a biossíntese da acetilcolina.

A colina é amplamente encontrada nos alimentos, estando sua maior parte na forma de fosfatidilcolina. A lecitina de soja é um alimento bastante rico em colina, assim como o ovo, o fígado e os cereais integras. Para uma dieta equilibrada nesse e em todos os nutrientes procure a ajuda de um Nutricionista.

Este texto foi escrito por Mariane Mascarenhas

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.