Sem categoria

Uso de termogênicos por cardiopatas: É seguro?

Existe atualmente uma gama de produtos dietéticos conhecidos por serem facilitadores no processo de perda de peso, entre eles, destacam-se os termogênicos, os quais possuem em sua composição substâncias estimulantes do sistema nervoso, as quais geram aumento da atividade simpática, com impacto no aumento gasto energético de repouso e perda de massa gorda.

Da família das metilxantinas, a cafeína é a substância mais utilizada nos suplementos alimentares termogênicos devido seu efeito ergogênico de estimular a lipólise, liberando ácidos graxos livres através da inibição fosfodiesterase e elevação dos níveis de AMP cíclico, com consequente mobilização de ácidos graxos livres do tecido adiposo para o músculo esquelético, o que ativa a produção de energia através das gorduras e poupa o glicogênio muscular. Favorece também a liberação de catecolaminas e o aumento das atividades de renina e de neurotransmissores de acetilcolina e epinefrina.

A cafeína produz um número de efeitos cardíacos que parecem ocorrer de um modo mais pronunciado em sujeitos sensíveis à cafeína ou naqueles que consomem doses mais elevadas. Os estudos mostram que cafeína em doses de 200 a 300 mg não afeta o fluxo sanguíneo do miocárdio em repouso, mas causa aumentos significativos na pressão arterial sistólica e diastólica e frequência cardíaca durante a prática de excercício físico, sugerindo que a cafeína pode alterar a resposta cardiovascular ao exercício, de modo a modificar o fluxo sanguíneo.

Apesar da ingestão de cafeína mesmo de forma crônica,  possuir efeitos mínimos, sem relevância clínica comprovada, a  Americana do Coração, em 2007 concluiu que hipertensos e cardiopatas devem evitar o consumo de cafeína, uma vez que eleva-se o risco de alterações na pressão arterial.

 

Este texto foi escrito por Ellen Góes

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

 

 

2 comentário

maria sales pereira 20 de setembro de 2016 at 19:29

Eu sou uma cardíaca grave tenho 08 stend gostaria muito de tomar o café marita pois sei que um grande estimulante para emagrecer, meu metabolismo e muito lento minha pressão e bem controlada será que posso tomar?

Responder
Rafael Fildes 1 de outubro de 2016 at 09:41

Olá D.Maria. De acordo com a literatura, por possuir compostos fenólicos, o consumo de café em doses regulares não trará riscos a saúde. Entretanto, o consumo de estimulantes em geral, como é o caso do Café Marita, não é seguro para pessoas que tem problemas cardiovasculares

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.