Sem categoria

Guaraná como coadjuvante no emagrecimento

 

O guaraná é um fruto semelhante ao olho humano na qual foi descoberta no Brasil na região da Amazônia. É conhecida também como “paullinia cupana” na Venezuela. O guaraná é submetido a processos, sendo a semente utilizada em forma de grãos, extratos (pó).

É uma das bebidas mais receptivas do mundo, não só em consequência do seu sabor agradável, mas também devido às suas propriedades terapêuticas. Foi descoberta pela utilização dos índios para a cura de diversas doenças, como estimulante e fortificante especial. A cultura foi passando de décadas em décadas, e atualmente é amplamente utilizado na medicina tradicional brasileira, sendo empregada em bebidas caseiras e industriais, como tônico e estimulante.

A parte utilizada é a semente seca e levemente torrada. No qual é composto por metilxantinas (cafeína, teofilina e teobromina) e os taninos condensados, sendo as principais a catequina e a epicatequina. É apreciada principalmente pela sua propriedade estimulante por causa do seu elevado teor de cafeína, contendo mais cafeína do que o próprio café (1g contém 40mg de cafeína), e seu efeito parecem ser mais prolongados do que o da cafeína. Tornando-se um componente bastante utilizado em suplementos termogênicos.

A cafeína favorece a redução de gordura corporal, pois realiza mecanismos que influenciam no aumento da termogênese (temperatura corporal), e no aumento da lipólise (quebra de gorduras). E as catequinas incrementam esse efeito, aumentando também a termogênese. Entretanto, é interessante a combinação com exercícios físicos regulares e dieta equilibrada, para que o guaraná venha potencializar resultados. Visto isso, o guaraná é um ingrediente bastante eficaz para auxiliar no objetivo de redução de gordura e peso corporal.

“Este texto foi escrito por Jaqueline Menezes
 
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
 
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
 
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.