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Pré e Probióticos no esporte

A suplementação de pré e probióticos está tradicionalmente centrada na saúde do intestino, mas além de conferir muitos benefícios a este órgão, apresentam outras funções importantes. Mas antes é importante entender o que são. Segundo a Organização Mundial da Saúde, probióticos são microorganismos vivos que quando administrados em quantidades adequadas conferem benefício à saúde do hospedeiro. Já os prebióticos são Ingredientes fermentados que permitem seletivamente alterações específicas, tanto na composição e/ou atividade da microbiota gastrointestinal conferindo benefícios.

Os principais probióticos conhecidos são os Lactobacillus e Bifidobacterium, mas existem outros como os Enterococcus, Saccharomyces e Streptococcus, e a eficácia no uso destes vai depender principalmente do objetivo e da cepa utilizada, dentre outros fatores, pois cada cepa tem uma especificidade de ação. E dentre os prebióticos mais conhecidos tem-se a Inulina e o frutoligossacarideo.

E qual a relação destes com o esporte? A relação encontra-se na permeabilidade intestinal, que é principalmente causada por desvio do fluxo sanguíneo para o coração e músculo esquelético e por conta também dos danos térmicos, acarretando em maior permeabilidade intestinal que gera resposta inflamatória, que dependendo da intensidade, tipo e tempo pode gerar translocação de bactérias para corrente sanguínea, aumento de doenças infecciosas e auto-imune, comprometendo assim o desempenho.

Então a suplementação de probióticos tem mostrado benefícios na redução da permeabilidade intestinal, efeito antioxidante e melhora do sistema imunológico, evitando crises no trato respiratório superior (bastante comum em atletas por conta da redução de imunoglobulina A), contribuindo assim para o melhor desempenho. E os prebióticos contribuem por melhorar essa microbiota intestinal, além de apresentar outros benefícios.

Mais comum do que imaginamos são as consequências do aumento da permeabilidade intestinal e doença do trato respiratório superior, e o uso destes suplementos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo e no caso de atletas, melhora do rendimento do treino e/ou competição. Para maiores esclarecimentos a cerca da quantidade, momento de uso e quais cepas são mais importantes para sua necessidade procure um nutricionista.

Este texto foi escrito por Naia Ferreira, que faz parte da equipe de Nutrição da SNC Salvador

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