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A suplementação de Coenzima Q10 para atletas

A prática de exercícios físicos promove vários benefícios à saúde como a redução dos riscos cardiovasculares, prevenção e tratamento de distúrbios endócrinos e doenças crônicas, entretanto, atletas submetidos ao treinamento físico extenuante repetidamente são suscetíveis à fadiga crônica, síndrome de overtraining e doenças infecciosas que prejudicam consideravelmente a sua condição física e o seu desempenho.
O exercício intenso gera respostas inflamatórias causadas por excesso de espécies reativas de oxigênio e citocinas inflamatórias. Em condições de estresse oxidativo em níveis elevados, a capacidade das células para eliminar os radicais livres está esgotada. Devido a isso, faz-se necessário a ingestão de fontes dietéticas de antioxidantes tais como Coenzima Q10.
A coenzima Q10 é uma molécula lipossolúvel, encontrada em todo corpo humano, mas especialmente nos tecidos potencialmente consumidores de energia como coração, rins, fígado e cérebro. Também conhecida como ubiquinona e abreviada como CoQ10, Q10 ou Q, é um componente essencial da cadeia transportadora de elétrons e participa da respiração celular aeróbica, auxiliando a geração de energia na forma de ATP.
As fontes alimentares que contém CoQ10 são brotos de soja, amêndoas, nozes, vegetais verdes, carnes e em alguns peixes, como sardinhas. A dose da coenzima obtida por via exógena (cerca de 2-5 mg/dia) não é suficiente para suprir as necessidades do organismo, sendo que apenas 10% é absorvida devido ao seu elevado peso molecular e sua baixa solubilidade em água, isso torna a suplementação algo necessário.
Estudos afirmam que a suplementação de 150 à 300mg diários de CoQ10 reduz concentração de marcadores de lesão muscular (creatina quinase), assim como marcadores inflamatórios como interleucina-6 (Il-6) e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) em atletas, ocasionando a redução da sensação de fadiga subjetiva e melhora no desempenho do exercício físico, por modular a sinalização inflamatória, reduzindo o dano muscular subsequente.
A coenzima Q10 utilizada também de forma terapêutica para tratamentos de doenças cardíaca e neurológicas, disfunções mitocondriais, para fortalecer o sistema imunológico de portadores do HIV/SIDA, infertilidade masculina, enxaquecas e no combate a dores musculares causadas por estatinas.
A ubiquinona tem redução da sua síntese em pessoas que fazem o uso de estatinas e betabloqueadores, por que  esta é produzida pela mesma via do colesterol, os anticoncepcionais orais e antidepressivos tricíclicos também favorecem a sua não produção.

Em suma, a suplementação da Coenzima Q10 é uma estratégia nutricional importante para redução dos danos causados pelo exercício e proteção da própria mitocôndria contra ação deletéria da alta produção de radicais livres.

“Este texto foi escrito por Paula Macêdo

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6 comentário

Giselle 2 de março de 2017 at 21:29

Não faço treinos pesados. Qual a consequência de uma superdose?

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VITORIA MELO 23 de março de 2017 at 11:58

Olá Giselle, sedentários também podem utilizar a COQ10 com excelentes benefícios. As doses recomendadas são 200 mg ao dia, porém já existem evidências de que dosagens de 1.200 mg são seguras. A partir disso ainda não existem evidências.

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Renato Luiz Andrno 7 de agosto de 2017 at 16:52

Boa tarde!
Corro há 39 anos e atualmente treino 5 vezes por semana. Participo de meia maratonas, ainda num bom nível. Apesar de um de ter um colesterol máximo de 220 mg, há alguns anos o meu médico me receitou estatinas, que ao longo de 6 anos tomei, mas começaram a me causar muitas dores musculares e prejudicar os meus treinamentos. Depois de muito pesquisar e conversar, descobri que estatinas está mai para pessoas sedentárias, gordas ou fumantes, com colesterol alto, algo que de longe não é o meu caso. Abandonei as estatinas e meu colesterol hoje, em torno de 180 não mudou. Soube que as estatinas simplesmente arrasam a formação de CoQ10 pelo fígado. Dado os fatos, eu gostaria de saber qual seria dosagem ideal para eu tomar a suplementação diária de CoQ10 ?
Agradecido!
Renato

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Jannine Dantas 18 de agosto de 2017 at 14:00

Boa tarde, Renato!

A dose recomendada de Coenzima Q10 é de 200 mg por dia, próximo a uma refeição, de preferência no almoço. Para uma melhor orientação é indicado que você busque uma orientação nutricional.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

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Roberto Moraes 3 de setembro de 2017 at 19:22

Boa Noite

Tenho 60 nos, pratico corrida de ate 30 km, meu treinamento geralmente é feito em lugares de dificuldades com muitas subidas e descidas, pois gosto de praticar provas em trilhas. Tomo algumas poucas vitaminas por orientação medica, como complexo B, vitamina C, vitamina A e cloreto de magnésio PA. Faço uma alimentação orientado por nutricionista. Apesar de tudo isso sinto muita fadiga em treinamentos de longas distancias, então fui orientado por amigos corredores a tomar a coenzima Q10. Poderia me orientar se seria útil no meu caso.

Roberto Moraes

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Jannine Dantas 6 de setembro de 2017 at 14:25

Olá, Roberto!

O mais recomendado é você levar essa proposta de suplementação para o seu nutricionista ou para o seu médico já que você tem um acompanhamento. Como base de orientação o suplemento indicado para diminuir fadiga durante o exercício seria o BCAA, sendo assim leve essas propostas para os profissionais que te acompanham.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

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