Sem categoria

Filtro informativo: o que são suplementos?

Conceitos básicos de suplementação são necessários para melhor entendimento. Além de compreendidos, algumas vezes esses conceitos precisam ser relembrados. A suplementação vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, mas junto com essa amplitude de opções e uso, cresce também a falta de informação sobre estes produtos, em relação à forma de uso, benefícios que estes promovem e pra quem seria interessante o uso. Ao contrário dessas perspectivas cresce o número de malefícios que, na maioria das vezes, são baseados em “achismo”. Então, vamos agora tentar esclarecer um pouco, com base cientifica, alguns aspectos que ainda são controversos para alguns.
1. Suplemento versus anabolizantes: por incrível que pareça ainda há bastante confusão com estes termos, e muitas vezes eles acabam entrando no mesmo contexto. Os suplementos, segundo a Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa é um produto elaborado com a finalidade de complementar a dieta cotidiana de uma pessoa saudável, que deseja compensar um possível déficit de nutrientes, a fim de alcançar os valores da Dose Diária Recomendada (DDR). Já os esteroides anabolizantes são drogas sintéticas elaboradas principalmente a partir do androgênio testosterona. Simplificando, os suplementos são produzidos a partir dos alimentos e anabolizantes são hormônios sintéticos ou naturais.
2. Só quem faz exercício físico pode usar suplementos? Não. As pessoas enxergam estes, ainda como o público principal e realmente é relevante, por haver desgaste físico apresentando maior necessidade de micronutrientes, aminoácidos e outros nutrientes, e nem sempre o corpo consegue apenas com alimentos repor esta alta demanda. Então, praticantes de exercício físico terão demandas diferentes, como para os atletas a quantidade necessária também é diferente da de um indivíduo que se exercita moderadamente. Mas além dos indivíduos ativos, pessoas com déficit alimentar também podem se beneficiar com o consumo destes produtos. Outras pessoas que necessitam de suplementos alimentares são indivíduos com algum tipo de doença, nestas condições, o suplemento pode se tornar essencial, inclusive estudos em pacientes com diabetes tipo II mostraram excelente resultado com o uso de Whey Protein.
3. Suplemento substitui alimento? Não. Alguns acreditam que quem prescreve estes produtos acabam abrindo mão da alimentação, mas o objetivo é ser um complemento. Os alimentos são ainda a principal fonte de nutrientes e devem ser priorizados, mas o estilo de vida comumente encontrado nos grandes centros urbanos impede que sejam alcançados os valores nutricionais considerados adequados para a manutenção do corpo humano e assim os suplementos se tornam necessários para suprir essa necessidade.
4. Suplementos são nocivos? Sempre levantam principalmente três aspectos negativos com o uso destes: o uso de aditivos, comprometimento renal e hepático. Em relação ao uso de aditivos é fato que há sim a presença deles nestes produtos, mas o que muitas vezes não consideramos é o uso de outros alimentos, que não trazem benefícios, e trazem quantidades muito superiores às encontradas nestes produtos, como exemplo clássico tem o refrigerante. O consumo dos aditivos vai ser prejudicial dependendo de qual tipo esta sendo mais consumido, da intensidade desse consumo e em qual produto. Em relação ao comprometimento nestes órgãos, não existem estudos científicos que mostrem este resultado. São necessários mais estudos, principalmente em longo prazo para que assim possamos afirmar algo.
5. Suplementos e rotulagens: As rotulagens são ferramentas importantes e devem informar exatamente ao consumidor o que contém no produto. Realmente, para os suplementos é necessária uma melhor fiscalização, para que na rotulagem tenha tudo que se encontra no produto e para que no produto tenha tudo que se propõe a rotulagem.
Está previsto na Lei 8.234, de 17 de setembro de 1991 no Artigo 4° que: atribuem-se aos nutricionistas algumas atividades, dentre elas a prescrição de suplementos nutricionais, necessários à complementação da dieta. Então procure sempre o melhor profissional para te informar a necessidade ou não destes suplementos e quais atendem a sua demanda, a individualidade deve ser sempre considerada.

“Este texto foi escrito por Naia Ferreira.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.