Sem categoria

Hidratação no exercício físico

A água é um componente fundamental na nossa vida, representando cerca de 60% a 70% do nosso peso corporal total. Sendo ela fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, participando no processo de absorção, transporte e excreção de diversos nutrientes, como por exemplo: as vitaminas do complexo B.
Durante o exercício físico, como forma de controle da temperatura, nosso corpo elimina água em forma de suor. Quando há um aumento da eliminação de suor e a redução do consumo de líquidos, ocorre o processo de desidratação. Nesse processo, há redução no rendimento do indivíduo, devido à perda de água e de eletrólitos como o sódio, potássio, cloro e o magnésio, causando redução da força e da resistência, gerando tonturas, dificuldade para concentração, dores de cabeça e fraqueza. A perda de 10 % da água corporal pode causar danos aos sistemas essenciais do corpo e a perda de 20% pode levar a morte.
Os estudos trazem recomendações de ingestão de 500mL de água nas duas horas que antecedem um treinamento físico, e durante os exercícios é orientado o consumo de líquidos em intervalos regulares (15 a 20 minutos). Para indivíduos que possuam um treinamento mais extenso, acima de 90 minutos, é aconselhado à adição de carboidratos e eletrólitos (sódio, potássio, cloro e magnésio) para evitar perdas elevadas destes nutrientes e redução da capacidade física.
Dessa forma, nota-se que a ingestão inadequada de água gera prejuízos tanto para o rendimento físico do indivíduo quanto para a saúde do mesmo. Seu consumo deve ser realizado ao longo do dia, normalmente nos intervalos entre as refeições, principalmente por aqueles que praticam exercícios físicos de longa duração.
É importante lembrar que existem diversas modalidades esportivas nos dias atuais e cada praticante apresenta a sua individualidade. Para melhor acompanhamento, é necessário a procura de um nutricionista especializado na área esportiva visando melhor suporte técnico.

Este texto foi escrito por Gabriel Medrado. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.