Sem categoria

Whey Protein e Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

A síndrome da hiperestimulação ovariana (OHSS) é uma séria complicação causada pela estimulação ovariana controlada em processos de reprodução assistida. Quando os ovários são hiperestimulados em resposta à estimulação com gonadotrofina coriônica humana (hCG), ocorre a secreção do Fator Endotelial de Crescimento – A (VEGF-A), aumentando a permeabilidade capilar e provocando o extravasamento dos fluídos do compartimento intravascular para o terceiro espaço.
Além disso, quando a hCG causa a ativação do sistema renina-angiotensina intraovariano, consequentemente há um aumento da angiotensina II que por sua vez, aumenta o VEGF-A. Os sintomas variam de leve distensão abdominal ou presença de líquido no abdômen a insuficiência renal e morte.
A Whey Protein pode reduzir a incidência e o grau de gravidade da OHSS, por meio dos peptídeos bioativos que reduzem a atividade da enzima conversora de angiotensina (ECA). A ECA tem por função converter angiotensina I em angiotensina II. Ao inibir a ação desta enzima há redução da vasoconstricção, o mecanismo que acarreta a síndrome da hiperestimulação ovariana.
Outra atuação da proteína do soro leite deve-se à sua concentração de cálcio. Evidências científicas mostraram que o aumento dos níveis de cálcio inibe AMP cíclico, diminuindo a secreção de renina e por conseqüência, reduz angiotensina II e  mRNA de VEGF.
São necessários mais estudos para ratificar a eficácia da Whey Protein em tratamentos de fertilidade, mas a sua utilização é segura e deve ser recomendada para pacientes com OHSS, visto que a proteína faz a prevenção sem causar efeitos colaterais. Vale ressaltar que essa conduta nutricional é uma terapia alternativa, não descartando a terapêutica medicamentosa.

“Este texto foi escrito por Paula Macêdo
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.