Sem categoria

Barra de Proteína X Barra de Cereal

Com o passar dos anos, a busca por uma alimentação mais saudável e nutritiva cresceu rapidamente. Porém no mundo corrido que nós vivemos hoje em dia, algumas vezes fica difícil fazer uma refeição balanceada. Nesse contexto, as barras de cereais surgiram como “A salvadora da Pátria”, uma opção de alimento saudável, prometendo fornecer nutrientes essenciais para o nosso corpo. De lá pra cá o consumo dessas barrinhas aumentou de forma exponencial, muitas pessoas até passaram a substituir as refeições por essas barrinhas achando que estariam consumindo um alimento nutritivo…Só que não!

Quando falamos em cereais, qual é a primeira palavra que vem à nossa cabeça? FIBRAS, não é? Pois bem, se analisarmos os rótulos dessas barrinhas, iremos perceber que muitas não contêm nem 3g de fibras, sendo que algumas não chegam nem a 1g. Além de pobres em proteínas, os principais ingredientes desses produtos são carboidratos de baixíssima qualidade como xarope de glicose, xarope de milho, frutose, entre outros. Resultado, você acha que está comendo algo nutritivo, mas na realidade está consumindo um produto rico em carboidratos de má qualidade que não irá proporcionar saciedade alguma. Vale lembrar que ninguém come apenas uma.

Por outro lado, existem as barras de proteína, lançadas pelas indústrias de suplementos com o objetivo de fornecer proteínas de alto valor biológico de forma rápida e prática. Ao contrário das barrinhas de cereais, as barrinhas de proteína contêm proteínas provenientes da whey protein, ou até mesmo da soja, a depender da marca, o que proporciona uma saciedade maior quando comparada às barras de cereais. Apesar de conter também os carboidratos supracitados, os valores apresentados correspondem a metade da quantidade de carboidratos que uma barrinha de cereal possui. Além disso, muitas barrinhas de proteína possuem um mix de vitaminas e minerais e existem marcas que apresentam até 20g de fibras.

Moral da história: Analise bem o tipo de barrinha que você está consumindo. As barras de proteína oferecem uma qualidade nutricional melhor quando comparada às barras de cereais, tanto pela sua quantidade de carboidratos quanto pela quantidade de proteínas.

Este texto foi escrito por Rafael Fildes Almeida, que faz parte da equipe de nutrição da SNC-Salvador , baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.