Sem categoria

Uso combinado de BCAA e Termogênicos

A perda de peso requer uma eficiente manipulação do metabolismo corpóreo, tendenciado ao déficit energético, por consequência de estratégias da restrição calórica. Atualmente o consumo de componentes fitoterápicos associados a outros potentes compostos em suplementos alimentares, trazem a segurança e eficácia objetivando bons resultados. A prescrição de suplementos requer sua aplicação bem estabelecida, a sinergia e a interação entre tais suplementos devem ser estudados com maior profundidade para que o objetivo seja alcançado e potencializado. Analisar isoladamente a funcionalidade e o momento de uso de cada suplemento alimentar é a priori a necessidade de caracterização e aplicação dele, porém se concentrar apenas nisso é se negar a uma amplitude de possibilidades de intervenção.
Auxiliadores na redução da gordura corporal, os suplementos termogênicos são uma estratégia inicial na busca do emagrecimento e assim na redução de peso, aumentando a energia possibilitando a diminuição do tecido adiposo. Os termogênicos possuem composição variada de substâncias destacando a cafeína, catecolaminas, capsaicina, extrato de chá verde (rico em cafeína e catequina-polifenóis), ácido linolêico conjugado, além de outras substâncias análogas, são frequentemente associados ou possivelmente podem ser suplementadas de forma isolada, porém as ações sinérgicas destes componentes podem potencializar o aumento da taxa metabólica basal, que é o mínimo de energia que o corpo demanda para satisfazer as demandas fisiológicas.
Inicialmente os aminoácidos de cadeia ramificadas (BCAAs) são suplementados para favorecer a manutenção da proteína corporal, atenuando desta forma a perda de massa muscular durante o processo de emagrecimento e em atletas, exposto ao exercício físico intenso diminuindo os riscos de ocasionar lesão muscular e como consequência, aumentar a performance. Formados por valina, isoleucina e leucina, sendo esta última protagonista na síntese proteica, participando dos processos anabólicos pela síntese muscular.
Suplementação nutricional de termogênicos em estratégias de emagrecimento pode facilitar a indução do catabolismo muscular, tendo em vista o aumento da taxa metabólica basal, sendo a cafeína atuante na diminuição da percepção subjetiva do esforço, favorecendo a ininterrupção e prolongamento do exercício físico, logo faz-se relevante a indicação de suplementação de BCAA em comum ao uso de termogênico com o intuito de prevenção do quadro de depleção de massa muscular, protelando a degradação proteica. Complementarmente o uso do BCAA pode prolongar a termogênese, especialmente por atuação da leucina, protagonista no processo de sinalização proteica e assim o aumento da massa magra que é um tecido biológico metabolicamente ativo e através desta mesma via, estudos sugerem que o BCAA atuaria no controle glicêmico e como resultado, auxiliando a redução de tecido adiposo.

Este texto foi escrito por Ivana Fiscina
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.