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Melhoradores de sono e testosterona, qual a relação?

Alguns suplementos encontrados hoje no mercado buscam melhorar o sono principalmente dos indivíduos que possuem curto período de descanso a noite e/ou apresentam dificuldade para dormir como, por exemplo, os indivíduos que possuem insônia. É muito comum encontrar nesses suplementos compostos como o GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor inibitório sintetizado no cérebro, e a melatonina, o hormônio regulador do sono. Entretanto, estes dois compostos parecem atuar de forma contraprodutiva em relação à testosterona.

As células de Leydig, localizadas no testículo participando da síntese e liberação da testosterona, possuem receptores GABAadrenérgicos que, a depender do receptor que seja estimulado, pode haver  modulação diferente na síntese de testosterona. Por exemplo, a excitação dos receptores GABA-alfa conduzem a  supressão da testosterona enquanto que a excitação dos receptores GABA-beta conduzem a intensificação da mesma.

Assim como o GABA, a melatonina também possui efeitos antagônicos a produção da testosterona. A administração de melatonina em ratos causou  diminuição na expressão gênica de proteínas e enzimas que participam do processo de síntese da testosterona. De forma contraditória, a melatonina também aumentou a liberação do GnRH (hormônio de liberação das gonadotropinas), tendo este o papel de estimular a adeno-hipófise a produzir, por exemplo, o hormônio leuteinizante que é responsável por estimular as células de Leydig a sintetizarem testosterona.

Mais estudos devem ser realizados para avaliar se a suplementação de GABA e de melatonina atuam realmente de forma contraprodutiva em relação à testosterona. Não se esqueça de consultar o seu nutricionista antes de realizar a suplementação destes compostos para que seja avaliada a necessidade e a melhor forma de uso.

“Este texto foi escrito por Daniel Franco

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