Sem categoria

Whey Protein e Emagrecimento

A utilização de whey protein está bem estabelecida para o estímulo à síntese proteica e consequentemente para o aumento da massa magra e hipertrofia muscular, entretanto, sua suplementação tem sido sugerida como estratégia auxiliar na prevenção e no tratamento da obesidade e doenças relacionadas  a síndrome metabólica em humanos.
A atuação da whey protein no processo de emagrecimento é principalmente devido a regulação da saciedade, através do controle de hormônios que estão envolvidos com a ingestão alimentar, tais como: grelina, que tem efeito no aumento do apetite; colecistoquinina (CCK), hormônio responsável pela saciedade pós-prandial; e na regulação da liberação de peptídeo YY (PYY), que inibe a fome por bloquear a atividade de neuropeptídio Y, principal estimulador do apetite.
Tem sido demostrado também um papel importante da whey protein em provocar maior resposta termogênica quando comparada a caseína ou proteína de soja. Evidências sugerem, que o efeito da proteína na termogênese pode estar relacionado ao seu elevado efeito térmico quando comparado aos outros alimentos podendo alcançar um percentual de 20 a 35% aproximadamente, enquanto os valores basais para outros, encontram-se num valor de 5 a 10%.
Outra explicação para a whey potein estar relacionada ao emagrecimento, seria devido ao teor de cálcio presente. O mecanismo para este quadro, é favorecido pelo papel chave do cálcio intracelular inibir os hormônios calcitrópicos, o que provocaria assim, supressão da lipogênese e aumento da lipólise, contribuindo para redução de massa gordurosa, sem a influência direta de uma redução calórica.
O uso do whey protein como auxiliador na hipertrofia muscular é bastante esclarecido nos estudos e pesquisas, entretanto seu papel no emagrecimento também já é bastante estudado. Nota-se que esta proteína pode atuar acelerando o metabolismo, controlando a liberação de alguns hormônios responsáveis pela diminuição do apetite pelo seu poder sacietogênico, além de modular a adipogênese devido ao seu alto teor de cálcio.

 

“Este texto foi escrito por Rejane Oliveira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.