Sem categoria

Conheça Acetil-L-Carnitina

A L-carnitina é um aminoácido sintetizado pelo corpo humano e tem sido tema de grande interesse pelos praticantes de exercício físico, devido ao seu papel no metabolismo lipídico.
Sua produção é feita a partir da metionina e da lisina, principalmente no fígado, rins e nos músculos esqueléticos. Dentre as suas funções, estão: desintoxicação de metabólitos, regulação mitocondrial, melhora da produção de energia e efeito antioxidante.
Já a Acetil-L-Carnitina (ALC) é um éster trimetilado a partir da L-carnitina sintetizada pela enzima acetil-L-carnitina transferase. Além de desempenhar o papel de transporte dos ácidos graxos de cadeia longa para dentro da mitocôndria, onde irá ocorrer a oxidação destes, também atua aumentando a estabilidade da membrana, atua como protetor contra danos oxidativos, neuroprotetor através da transferência do grupo acetil para síntese de acetilcolina, influenciando a expressão gênica e prevenindo a depleção de GABA. Esses fatores irão influenciar na melhora da produção de energia, na perda de gordura corporal, promovendo um transporte mais eficaz de nutrientes, bem como melhorar o aprendizado e a memória.
Foi evidenciado em diversos estudos a eficácia e aplicabilidade da acetil-L-carnitina, melhorando a produção de energia, reduzindo fadiga, atuando como neuromodulador, agindo eficazmente em casos de infertilidade,  melhora do sistema cardiovascular, dentre outras funções. Porém, alguns desses efeitos precisam de maior elucidação dos mecanismos de ação. A recomendação mais frequente nos estudos, apresentando eficácia, é cerca de 500 a 2000 miligramas diários, divididos em duas a três vezes, doses orais. Sua prescrição deve sempre ser orientada por um profissional da área de nutrição visando a busca por melhores resultados.
Este texto foi escrito por Gabriel Medrado, baseado em artigos científicos.
Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.