Sem categoria

Citrulina e estímulo de GH

A citrulina estimula a produção de óxido nítrico, potente vasodilatador, que por sua vez, veem sido descrito na literatura como regulador da secreção do hormônio do crescimento.
O hormônio do crescimento (GH) é o mais abundante da hipófise anterior e é também conhecido como hormônio somatotrófico, somatotropina ou somatotrofina, sendo secretado e produzido por somatotrófos (50% das células secretoras de hormônio da hipófise anterior) com a função de atuar sobre o crescimento através da produção de IGF-1 que irão atuar no crescimento de todo corpo humano estimulando a formação proteica, diferenciação e multiplicação celular e crescimento muscular.
A produção de GH e IGF-1 ocorre da seguinte forma: a partir de estímulos como exercício físico e o jejum, o hipotálamo secreta o GHRH (Hormônio liberador de GH), que por sua vez estimula a liberação de GH pela hipófise anterior. O GH sintetizado estimula a produção de IGF-1 no fígado e no músculo, sendo que o próprio exercício pode estimular a produção de IGF-1 no músculo. Quando há uma quantidade suficiente de IGF-1, estes enviam um sinal estimulando a liberação de somatostatina também secretada na hipófise que inibe a secreção de GH.
Já a L-citrulina, é um aminoácido não proteico encontrado naturalmente na melancia, eficientemente convertido em L-arginina, um aminoácido essencial condicional e substrato para a produção endotelial de óxido nítrico (NO), potente vasodilatador. É sintetizado a partir de vários precursores,  nos enterócitos a partir dos aminoácidos arginina, glutamina, glutamato e prolina. Outra forma de sintetizar citrulina, é a partir da conversão de L-arginina em óxido nítrico numa reação catalisada pela enzima óxido nítrico sintase (NOS), que contribui de forma menor para citrulina circulante.
Como dito, a L-citrulina aumenta a concentração de L- arginina que por sua vez age sinalizando para produção de óxido Nítrico, produzido por NOS e seus parceiros de sinalização, guanilil ciclase e GMPc e possivelmente segundo a literatura, existe uma relação funcional entre NOS/NO e guanilil ciclase/cGMP vias de sinalização na mediação da resposta de somatotrófos a GHRH, estimulando a produção de GH. Uma outra via proposta pelos estudos, seria o fato da arginina estimular a secreção de GH por inibição da libertação de somatostatina endógena. Logo o efeito positivo de citrulina em níveis de GH, provavelmente se dá através da sua conversão em arginina, e está por sua vez agiria aumentando a liberação desse hormônio.
Assim, a citrulina além de um potente vasodilatador, segundo os estudos, participa na regulação da produção de GH a partir da arginina, descrita nos estudos como estimuladora de GH e do óxido nítrico, cujo o mecanismo ainda não é bem esclarecido, trazendo à tona a necessidade de mais estudos em humanos para confirmação do mecanismo e real eficácia desta suplementação, pois as evidências existem, mas ainda são escassas.

“Este texto foi escrito por Jaqueline Almeida
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mailnutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.