Sem categoria

A importância do magnésio para atletas

O magnésio é um micronutriente essencial. Este cátion intracelular é muito importante para os atletas devido ao seu papel no metabolismo dos substratos energéticos.

O magnésio é ativador de sistemas enzimáticos que controlam o metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e eletrólitos. Exerce influência sobre a integridade e transporte da membrana celular. Além, de atuar na fixação de cálcio nos ossos.

O magnésio participa da regulação da contração muscular agindo diretamente no filamento de miosina, na troponina, nas ATPases, no retículo sarcoplasmático e no armazenamento de cálcio. O magnésio ainda atua no músculo inibindo a liberação de acetilcolina, o neurotransmissor que dá início à contração muscular. Sendo que a deficiência de magnésio no tecido muscular origina contrações musculares incontroláveis.

O atleta quando submetido a um exercício físico extenuante há um aumento da excreção do magnésio através do suor, fezes e urina. Por isso, o magnésio é redistribuído para os locais com maior necessidade metabólica para a produção de energia e prevenção do estresse oxidativo durante o exercício.

As recomendações diárias de ingestão (RDA) de magnésio para adultos se encontra entre 400-420mg ou 310-320mg, para o sexo masculino e feminino, respectivamente.  Para atletas não há valores fixos, mas os estudos  sugerem  valores que variam entre 345mg para praticantes de musculação a 684mg para ciclistas em fase pré-competitiva.

A ingestão deste micronutriente abaixo de 260 mg, ocasiona a deficiência. Prejudica o fornecimento de oxigênio e com isso reduzi a desempenho de endurance. Tornando a suplementação de magnésio necessário quando o consumo do mesmo está inadequado.

A suplementação com magnésio aumenta os valores de testosterona livre e total em sedentários e em atletas,  porque inibi a ligação  da testosterona com determinadas proteínas, deixando uma maior fração livre, assim como  aumenta a ação de enzimas esteroidogênicas, aumentando os níveis séricos de testosterona.

Para obter os benefícios da ingestão adequada do magnésio, as principais fontes são: os vegetais de folhas verdes, os legumes, cereais, produtos marinhos, nozes e derivados do leite. Em casos consumo reduzido dessas fontes faz-se necessário à suplementação, entretanto o ideal  é ter o acompanhamento nutricional.

“Este texto foi escrito por Paula Macêdo

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.