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Suplementação durante a musculação

A suplementação antes e após o exercício é muito comum entre os praticantes de musculação, entretanto, não é tão comum a utilização de suplementos durante este exercício. Os praticantes de corrida de rua ou de atividades de endurance realizam a suplementação de géis de carboidrato e de repositores de eletrólitos constantemente durante o seu treino, com o objetivo de melhorar a performance e reduzir a fadiga por conta do seu longo tempo de duração. No entanto, será que a suplementação durante a musculação trará também os mesmos benefícios, tendo em vista que a sua prática é intervalada e com um curto tempo de duração?

Durante a musculação ocorrem algumas adaptações hormonais que causam modificações no organismo como, por exemplo, vasodilatação no músculo alvo e vasoconstrição sistêmica, aumento da degradação do glicogênio e mobilização de ácidos graxos. Hormônios como o GH (hormônio do crescimento), adrenalina e noradrenalina, cortisol, glucagon e testosterona serão estimulados, enquanto que a insulina (hormônio contrarregulatório do glucagon) será inibida tanto pelo glucagon quanto pelas catecolaminas (adrenalina e noradrenalina).

A ingestão de carboidrato e aminoácidos essenciais durante o treinamento de resistência em indivíduos destreinados diminuiu a produção de cortisol e os níveis de 3-metilhistidina (marcador de degradação proteica) e aumentou a secreção de insulina. Além disso, a suplementação de carboidrato durante a atividade de musculação em homens treinados preservou o glicogênio muscular. Em relação ao desempenho, foi observada  melhora significativa no exercício de supino, mas não foi encontrada nenhuma melhora significativa no exercício de agachamento.

Os estudos mostram que há redução nos níveis de cortisol e de marcadores de dano muscular além da preservação do glicogênio muscular e, associado a isso, aumento na produção de insulina. No entanto, são poucos os estudos que avaliam o desempenho dos atletas administrando a suplementação durante o exercício de musculação. Para saber qual o melhor momento da suplementação e obter melhores benefícios desta, procure um nutricionista para que ele avalie a melhor estratégia respeitando a sua individualidade. Obrigado!

“Este texto foi escrito por Daniel Franco

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