Sem categoria

O papel da Lecitina no tratamento de doenças hepáticas

A lecitina é um fosfolipídio rico em fosfatidilcolina, pode ser tanto produzido pelo organismo (em quantidades insuficientes), a partir da colina, quanto encontrada em alimentos como a soja e gema do ovo. Tem sido muito utilizada no tratamento para evitar a evolução de algumas doenças, principalmente aquelas relacionadas ao fígado, dentre elas a esteatose hepática que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no fígado, ou em graus mais avançados como hepatite, cirrose ou até mesmo câncer.
O mecanismo hepatoprotetor está relacionado ao seu papel importante na síntese de proteínas de muito baixa densidade (VLDL), a mais importante via de saída dos triglicérides hepáticos. Além disso, participa do processo de transporte reverso de colesterol, através da HDL, dos tecidos para o fígado, para então ser metabolizado e posteriormente excretado.
Os danos no fígado podem estar relacionados também ao consumo excessivo de álcool e isso se deve principalmente pelo estresse oxidativo. Sendo que, a fostatidilcolina tem sido demostrada para atenuar a produção de radicais livres e melhorar a histologia hepática. Ademais, os estudos têm demostrado resultados positivos, principalmente na diminuição dos níveis das enzimas características de lesão hepática (AST e ALT).
Seu papel está atrelado, não só a doenças no fígado, mas também na prática esportiva, devido ao seu papel na formação de acetilcolina (importante neurotransmissor) através do grupamento colina. Diminuição nas concentrações de colina livre tem sido associada a déficit na transmissão do impulso e desempenho prejudicado no músculo esquelético. A fosfatidilcolina também se mostrou eficiente no tratamento de doenças cardiovasculares e redução das concentrações séricas de colesterol por aumentar a solubilidade do colesterol e inibir a formação de placas aterogênicas na parede dos vasos sanguíneos.

“Este texto foi escrito por Rejane Oliveira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. 

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.