Sem categoria

Coenzima Q10 e saúde cardiovascular

A coenzima Q10, também conhecida como Ubiquinona, é uma proteína que participa da formação de ATP, substrato energético, através da cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria. Ela está presente em todos os tecidos do nosso corpo, sobretudo em altas concentrações no coração. Estudos evidenciaram que baixas concentrações de coenzima Q10 no músculo cardíaco e sangue, estão associados com doenças cardíacas.

A suplementação oral de coenzima Q10 tem se mostrado eficaz na melhora da qualidade de vida de pacientes com disfunções cardíacas, redução do grau de insuficiência, aumento da capacidade respiratória máxima, e redução de citocinas inflamatórias que são produzidas em excesso durante as enfermidades cardiovasculares. Isso se deve ao grande potencial anti-oxidante dessa proteína e sua capacidade de aumentar a eficiência energética célular através do aumento do número de mitocôndrias. Estudos mostram que a ingestão diária de doses que vão de 100mg a 300mg por dia, foram capazes de aumentar os níveis sanguíneos dessa proteína em até 10 vezes, e que seus benefício são observados a partir de concentrações séricas em torno de 2,3 µg/mL.

Por conferir benefícios à saúde cardiovascular, a coenzima Q10 tem sido utilizada por praticantes de atividade física com intuito de aumentar a capacidade respiratória máxima, ou diminuir o excesso de radicais livres produzidos por atividades física de longa duração. Esses parâmetros estão diretamente associados com melhora do desempenho esportivo e a ausência de toxicidade da ingestão dessa proteína a tornam uma excelente opção para quem busca melhor rendimento ou qualidade de vida.

É importante salientar que a suplementação de coenzima Q10 não deve substituir as medicações habituais de pacientes com disfunções cardíacas, salvo sob orientação exclusiva do seu médico. As informações contidas nesse texto são extraídas de artigos científicos e de caráter apenas informativo, não levando em consideração as características individuais dos pacientes de enfermidades cardiovasculares.

Este texto foi escrito por Victor “Chan” Neves, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.