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Conheça os benefícios da Cúrcuma

Curcuma longa, planta medicinal também conhecida como açafrão-da-terra, curcumã, falso-açafrão, gengibre-amarelo, açafrão-da-Índia e batatinha-amarela, pertence à família Zingiberaceae. Com efeito hepatoprotetor, a cúrcuma é excelente para desintoxicar o fígado de substâncias químicas tóxicas, além de estabilizar a microbiota do corpo. Promove aumento de vitaminas C e E séricas, reduz peroxidação lipídica e estresse oxidativo, prevenindo danos ao DNA.
A curcumina, principio ativo da cúrcuma, possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e ação como corante, que lhe confere possibilidade de uso nas áreas de cosméticos, têxteis, medicinais e alimentícias. Auxilia na diminuição da formação de reserva gordurosa, aumenta a temperatura corporal e  contribui no gerenciamento de peso. A curcumina contém fitonutrientes fortes, conhecidos como os curcuminóides, com propriedades anti-inflamatórias.
O estudo de Sarker (2015) averiguou a curcumina e o seu potencial para diminuir a adiposidade e obesidade. Foram analisados, durante doze semanas, ratos do sexo masculino, divididos em três grupos: Grupo controle, com dieta reduzida, grupo alimentado livremente e grupo também alimentado livremente, mas suplementado com 1000mg/kg de curcumina. Como resultado, o estudo evidenciou que grupo com a dieta reduzida houve significativa perda de peso e redução da adiposidade. O grupo suplementado com curcumina consumiu 25% a mais de alimentos, sem aumento de peso. Além de melhora na flexibilidade cognitiva, levou menos tempo para realizar testes de labirinto. A curcumina, então, evitou ganho de peso nos ratos mais alimentados e apresentou resultados positivos sobre as funções corticais frontais, que podem estar relacionados às suas funções anti-inflamatórias e antioxidantes.

 

Este texto foi escrito por Raquel Coelho, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

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