Sem categoria

As diferentes funções do HMB

O beta-hidroxi-beta-metilbutirato (HMB) é metabólito da leucina  naturalmente produzido no organismo humano pelo fígado a partir do produto da primeira reação da leucina. Aproximadamente 5% da leucina se transforma em HMB endogenamente, ou seja, para produzir uma dosagem diária de 3 gramas de HMB, seria necessário consumir 600 gramas de proteína de alto valor biológico, já que esta teria 60 gramas de leucina. O HMB é mais comercializado na forma de sal de cálcio monohidratado, nesta configuração, após duas horas do consumo de 1 grama de HMB-ca há um pico deste nutriente no plasma e se consumido com glicose, o pico diminui. A meia vida do HMB-ca é de duas horas e meia no plasma.
Efeitos agudos do HMB dependem da suplementação pré-exercício e a recomendação seria  consumir 3g ao menos 60 minutos antes do exercício intenso. Se consumido com glicose que devem ser tomadas pelo menos duas horas antes do treino. Finalmente, a fim de otimizar os efeitos crônicos do HMB, a recomendação seria consumir 3g por dia, dividido em três porções iguais durante  período mínimo de duas semanas antes de um evento de músculo esquelético potencialmente prejudicial. Esta recomendação é feita para indivíduos treinados ou não treinados. Quanto a efeitos colaterais, estudos feitos em ratos e humanos com super dosagens e dosagens normais de consumo não demonstraram nenhum efeito colateral no colesterol (aumento), hemoglobina, células brancas do sangue, glicose sanguínea, metabolismo lipídico, fígado ou rins.
O HMB é mais conhecido devido a sua função anticatabólica que consiste em inibir o sistema de marcação para degradação proteica, ainda, o HMB inibe o catabolismo proteico através de outros diferentes mecanismos. Além disso, o HMB pode ser aplicado em diversas situações esportivas e clínicas a fim de promover melhora da composição corporal, aumento de massa muscular por estímulo a produção de hormônios anabolizantes e indução direta a síntese proteica e por isso, promove o ganho de força. Paralelo a isso, ainda atua na promoção de biogênese mitocondrial que é a base de toda essa melhora, já que é necessária para o ganho de massa muscular. A dor muscular tardia também se mostrou atenuada com a suplementação de HMB, pois houve redução da resposta imune inicial ao exercício intenso, o que pode reduzir o tempo de recuperação após o exercício intenso.
Em adição, o HMB pode ser aplicado em situações clínicas para a melhora da qualidade de vida de indivíduos com câncer que apresentam caquexia (perda involuntária de peso por desequilíbrio metabólico e hipercatabolismo) e também de idosos que apresentam redução na massa muscular e aumento do acúmulo abdominal de gordura já que o HMB induz o ganho de massa magra o que é proporcional a perda de massa gordurosa. Portanto, este suplemento pode atuar de diversas formas no organismo humano promovendo melhora da composição corporal e da qualidade de vida nos indivíduos que o consumirem.

 

Este texto foi escrito por Juliana Miranda, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.