Fitosterol x Colesterol

Os fitosteróis são esteroides estruturalmente semelhantes ao colesterol, apresentando como principais funções a síntese de hormônios e na fluidez da membrana celular das plantas (função similar ao colesterol nos humanos). Estão mais presentes nos vegetais e podem ser encontrados em alimentos ricos em lipídeos como as nozes, amendoins, sementes de gergelim, além de legumes, frutas e grãos, em geral. No entanto, as principais fontes de obtenção são os óleos vegetais, como o óleo de soja, canola e girassol.

Acredita-se que o principal efeito da ingestão (seja pela alimentação ou pela suplementação) de fitosterol livre na redução dos níveis de LDL (lipoproteína de baixa densidade) deva-se à redução da absorção do colesterol devido à competição entre os fitosteróis, colesterol dietético e colesterol biliar. Desta forma, ao invés de ocorrer a absorção do colesterol, os enterócitos (células de absorção presente no intestino) absorveram os fitosteróis, diminuindo assim a absorção do colesterol e aumentando a sua eliminação.

Além do seu uso dietético, os fitosteróis também são associados às estatinas no tratamento de dislipidemias. As estatinas atuam, principalmente, na inibição da síntese endógena de colesterol (desta forma, na produção de colesterol pelo próprio organismo) e, de forma adicional, os fitosteróis reduzem a absorção do colesterol, reduzindo ainda mais os níveis de colesterol do organismo.

O conselho responsável pelo tratamento adulto, do Programa Americano de Educação do Colesterol, indica que o consumo diário de fitosteróis deve corresponder a 2/g/dia e estar associado a outras mudanças de hábitos alimentares a fim de promover uma redução adequada dos níveis de LDL. O conselho estabeleceu, assim como foi mostrando em estudos científicos, que o consumo diário de 2-3g de fitosterol livre seja responsável por uma redução de 6-15% do colesterol total, sendo a ingestão diária normal de 300-500mg/dia de fitosterol livre pela população.

Para melhores resultados e uma melhor qualidade de vida, procure um nutricionista que adeque a melhor estratégia para você. Lembre-se, a individualidade é o nosso maior segredo! Uma boa semana para todos!

Este texto foi escrito por Daniel Franco

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossostextos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *