Sem categoria

Whey protein e suas funções

O whey protein consiste em um grupo heterogêneo de proteínas do soro do leite, constituído por beta-lactoglobulina, alfa-lactalbumina, imunoglobulinas, albumina do soro bovino e glicomacropeptídeos. Estão presentes em grande proporção aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA´s), representam cerca de 12% do total de proteína de soro de leite. Whey protein também apresenta traços de lactoferrina e a lactoperoxidase. Todas estas frações proteicas têm sido referidas para funções nutricionais e/ou fisiológicas de grande relevância.
Whey protein é disponível comercialmente em três formas: whey concentrado, isolado e hidrolisado. O concentrado contém em sua formulação aproximadamente 35%-80% de proteína, contendo gordura, lactose e minerais; a forma isolada contém 85% -90% de proteína e pode ou não conter gordura e traços de lactose; a forma hidrolisada é constituída por proteínas que tenham sido submetidas a hidrólise promovidas por enzimas proteolíticas provenientes de whey concentrada ou hidrolisada.

No que concerne a hipertrofia muscular, de fato, a ingestão de proteína após exercícios físicos favorece a recuperação e a síntese proteica. Além disso, quanto menor o intervalo entre o término do exercício e a ingestão proteica, melhor será a resposta anabólica. No que se trata especificamente a suplementação de whey pós-treino, determina-se relevante o perfil de aminoácidos das proteínas do soro é muito semelhante ao das estruturas proteicas do músculo esquelético e fornece quase em sua totalidade os aminoácidos em proporção similar, categorizando-as como efetivo suplemento anabólico.

No cenário científico atual, suplementação de whey protein é inserida como estratégia terapêutica complementar em uma pluralidade de enfermidades. Observou-se em estudo atual que a whey mostrou-se efetiva na modulação da perda óssea, densidade mineral, teor mineral e resistência a fratura em quadro de osteoporose pós-menopausa, distúrbio heterogêneo caracterizado por perda progressiva de tecido ósseo após a menopausa natural ou cirúrgica, por ressecção ovariana. A deficiência hormonal por estrogênio afeta a reabsorção óssea dos osteoclastos mediada por fatores prosteoclastogenico (interleucina [IL] -1, IL-6, fatores de necrose tumoral, macrófagos fator e prostaglandina E2) e fatores antiosteoclastogenico (IL-1 γ, osteoprotegerina e fator de crescimento tumoral [TGF]). Atualmente a terapia de osteoporose pós-menopausa é a base de anabolizantes e estrógeno, calcitonina e bifosfonatos, porém efeitos colaterais indesejáveis têm sido associados a estes tratamentos, como desconforto gastrointestinal, dor de cabeça e em casos mais crônicos, associados a incidência de câncer de mama.

A proteína do soro foi demonstrada para diminuir a glicemia pós-prandial através de vários mecanismos, incluindo o aumento da secreção de insulina e de incretinas (classe de hormônios intestinais e pancreáticos que regulam o metabolismo da glicose), o atraso do esvaziamento gástrico, redução do apetite e do consumo de energia. Indivíduos com diabetes tipo 2 que têm relativamente bom controle glicêmico através dos valores preditivos da glicemia pós-prandial, possui maior importância clínica sobre a glicose no sangue pré-prandial contribuindo para o estabelecimento do valor da HbA1c (hemobglobina glicada).
Observa-se que novas aplicações na utilização da suplementação de whey protein, com ênfase na terapêutica clínica, confere estratégia complementar e relevante no tratamento de uma amplitude de enfermidades com fisiopatologias distintas, que anteriormente, o manejo da terapia só pertencia ao gerenciamento farmacológico, aumentando assim a qualidade de vida.

Este texto foi escrito por Ivana Fiscina, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.