Sem categoria

O que há de novo no mundo dos termogênicos?

Dietas e exercícios físicos são conhecidos como as melhores ferramentas para a redução do excesso de peso corporal e por reverterem os riscos de saúde associados. Entretanto, a popularidade de produtos que auxiliam o processo de perda de peso têm aumentado cada vez mais como um método rápido para obter os resultados desejados. Comercialmente estes produtos são vendidos como produtos rico em cafeína ou como um multi ingrediente composto por fitoterápicos, principalmente aqueles que apresentam ação termogênica, aminoácidos específicos (como a L-teanina) e óleos emagrecedores.

O objetivo do uso dos termogênicos multi ingredientes é gerar uma interação dos ingredientes, sendo eles a cafeína, o guaraná, sinefrina/efedrina, capsaicina e extrato de chá verde, aumentando de forma sinérgica a oxidação de ácidos graxos, o gasto energético, a taxa metabólica de repouso e a ação simpática. Por exemplo, a catequina epigalocatequina galato (chá verde) atua de forma sinérgica com a cafeína (guaraná, cafeína, chá verde), potencializando a ação da cafeína. Já o efeito termogênico da sinefrina/efedrina pode ser potencializada pela cafeína, principalmente pelo aumento da epinefrina e da norepinefrina.

Os estudos mais recentes onde é avaliado a suplementação de termogênicos apresentam uma tendência à ação dos termogênicos no desempenho durante o exercício. Os pesquisadores encontraram que a suplementação dos termogênicos em esportes de endurance melhoram o desempenho, reduzem a percepção do esforço, não apresentaram mudança no humor dos usuários, além de apresentarem uma maior saciedade quando comparado ao grupo placebo. Alguns autores também avaliaram a seguridade do uso destes suplementos e não encontraram nenhuma alteração significativa nos exames laboratoriais realizados no estudo mostrando, desta forma, que há segurança no uso de termogênicos.

Mas… E o efeito termogênico dos termogênicos? Ele realmente existe? Pois bem, como já foi comentado acima, os ingredientes presentes nos termogênicos atuam de forma sinérgica com o objetivo de potencializar os seus efeitos ergogênicos. Os estudos mais recentes não avaliam este papel desta classe de suplemento e já trazem que o efeito lipolítico e sacietogênico destes produtos já estão mais do que comprovados.

Para potencializar a perda de peso é necessário uma junção entre dieta, exercício e suplementação. Procure um nutricionista e um educador físico para adequar a dieta e o treino ao seu objetivo respeitando a sua individualidade. Obrigado e um Feliz ano novo para todos!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.