Conheça a L-teanina

O cotidiano influencia diretamente na saúde das pessoas, atualmente. As turbulências do trânsito e a carga horária de trabalho, por exemplo, resultam em  aumento expressivo do estresse juntamente à crescente procura de diversos ingredientes com propriedades funcionais para a redução dos danos e melhora da qualidade de vida. O aminoácido L-teanina sustenta esse cenário atual.
A L-teanina (ácido gama-etilamida L-glutâmico) ou teanina, é um aminoácido não proteico derivado do ácido L-glutâmico, encontrado na Camellia sinensis, popularmente conhecida como “chá verde”, constitui cerca de 1 a 2% do peso seco das folhas desta planta. Os benefícios relacionados ao consumo do chá podem ser atribuídos ao aminoácido ativo, L-teanina.
Diversos estudos neuroquímicos em animais sugerem que a L-teanina ocasiona algumas alterações sobre os neurotransmissores, tais como o aumento da serotonina cerebral, da dopamina e dos níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA). Devido a esses efeitos, este aminoácido é utilizado para reduzir o estresse mental e físico, melhorar a função da memória e no tratamento da ansiedade.
Pesquisas recentes apresentaram a ação da L-teanina no aumento das ondas alfa da atividade cerebral, indicando maior relaxamento e indução ao sono. A atividade alfa também desempenha papel importante na atenção. Os autores apresentam que a L-teanina possui efeito na melhora da agilidade mental e  aumento do relaxamento.
Não há estudos relatando que a L-teanina ocasiona efeitos tóxicos em humanos ou em modelos de animais. No entanto, a Food and Drug Administration (FDA) recomenda que o consumo total diário deste aminoácido não exceda 1200mg.
Os mecanismos pelos quais a L-teanina exerce seus efeitos farmacológicos não foram completamente elucidados. Ainda assim, foi evidenciado que este aminoácido está relacionado com o estado de relaxamento e da qualidade do sono, bem como com a modulação da atividade do humor e melhora do foco.
Para o melhor acompanhamento, é necessário a procura de  nutricionista especializado na área visando melhor suporte técnico, individual.
Este texto foi escrito por Gabriel Medrado, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Conheça a L-teanina”