Sem categoria

Perigos da suplementação sem supervisão profissional

É comum a procura por suplementos alimentares proibidos. Paradoxalmente, o fato do produto conter substância(s) proibida(s) encanta o público que visa  resultados rápidos e efetivos. Além disso, há o público que não busca acompanhamento profissional especializado e por consequência, auto-suplementam de forma errônea. Engana-se quem acha que tal fato não traz malefícios, o uso indiscriminado de suplementos alimentares proibidos pode acarretar diversos prejuízos à saúde.
Uma das principais substâncias presentes nessa classe de produtos é a Dimethylamylamine, mais conhecida como DMAA. Substância usada como droga recreativa em diversos países, está presente principalmente em termogênicos e pré-treinos. Estimulante usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento e aumento do rendimento atlético. Então, qual seria o dano causado por tal substância? O DMAA apresenta efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central e pode causar dependência. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o DMAA tem sido adicionado indiscriminadamente aos suplementos alimentares e há agravos à saúde humana, englobando efeitos tóxicos, em especial no fígado, como insuficiência renal e falência visceral, disfunções metabólicas, alterações cardíacas, danos cardiovasculares e alterações do sistema nervoso, podendo levar à morte.
Estudos experimentais têm mostrado que suplementos com Dimethylamylamine aumentam a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Os efeitos adversos supracitados podem ocorrer mesmo em indivíduos saudáveis. Foi proibida no ano de 2012 pela ANVISA, que também proibiu a importação de suplementos alimentares que a continham. Lipo 6 Black e OxyElite são exemplos de termogênicos que apresentavam DMAA em sua composição.
Em 2015, o Lipo 6 Black e OxyElite voltaram ao mercado brasileiro. Apresentam uma nova formulação, sem DMAA ou qualquer outra substância proibida pela ANVISA. Isso é positivo? Sim, mas precisamos ficar atentos às suas novas composições e se elas se assemelham ao seu objetivo individual. Por isso, é essencial o acompanhamento nutricional para o esclarecimento das necessidades próprias e escolha das melhores estratégias.

 

Este texto foi escrito por Raquel Coelho, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.