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Suplementação para sedentários

Nos últimos anos ocorreram mudanças na vida cotidiana e os avanços tecnológicos, atributos ambientais e influências sociais, contribuíram diretamente para o aumento proporcional da realização de atividades sedentárias, alterando assim, a forma de viajar, fazer compras, trabalhar, e até a forma de se socializar.
O comportamento sedentário é definido como atividades que requerem baixo gasto energético que normalmente ocorrem sentados ou deitados e inclui a não prática de atividade física.
Tal comportamento tem trazido crescente investigação epidemiológicas, visto que este comportamento está relacionado a alterações metabólicas e saúde vascular. Estudos recentes evidenciam que o maior tempo gasto em atividades sedentárias está relacionado com elevação de mortalidade por todas as doenças e causas cardiovasculares, diabetes, síndrome metabólica, prejuízo no metabolismo de glicose e lipídeos.
Na sociedade atual a aparência corporal tem recebido grande destaque e valorização, ocorre uma busca por padrão mais magro ou musculoso. Para tal, o uso de suplementos alimentares é bastante utilizado como auxílio nesta busca. Porém em indivíduos sedentários será que também seria viável o uso de suplementos, já que a atividade física é crucial para melhor resultado corporal? Sim! Existem alguns suplementos que podem ser utilizados pelos sedentários tanto para auxiliar na melhoria da composição corporal como para minimizar as doenças associadas a esse comportamento e promover a saúde destes indivíduos.
Dentre estes suplementos está o ômega 3, ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa, que apresentam diversas funções no nosso corpo: ação anti-inflamatória, prevenção de aterosclerose e alterações cardiovasculares, inibe a vasoconstrição e agregação plaquetária, estimula a liberação de insulina, mantem a integridade das células endoteliais e mudanças no endotélio vascular resultantes na produção de compostos anti-inflamatórios. Além destas funções, alguns estudos têm apontado ação do ômega 3 para auxiliar no emagrecimento (obesos) e manutenção da musculatura em sedentários.
Outro suplemento que pode ser utilizado é a cafeína, classificada como as metilxantinas (1,3,7- trimetilxantina). Aproximadamente 100% de sua ingestão oral é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal, atinge seus níveis de pico no plasma entre 30 e 120 minutos. Atualmente é uma das substâncias mais utilizadas para auxiliar no emagrecimento. Exerce sua função através da inibição da fosfodiesterase (PDE) e através da estimulação dos receptores de adenosina, que conduzem à acumulação intracelular de monofosfato cíclico-3,5-adenosina (AMPc). Se houver AMPc, é desencadeada uma cascata de reação que ativará PKA (Proteína quinase) e por conseguinte estimulará a enzima que degrada gordura (LHS- lipase hormônio sensível.). Um estudo demonstrou que os indivíduos sedentários que utilizaram cafeína durante um protocolo de emagrecimento obtiveram menor sensação de fome, além de maior perda de peso comparado aos indivíduos sedentários que não utilizaram cafeína.
O ZMA é um suplemento cujos os principais ingredientes de sua formulação são zinco monomethionina aspartato, magnésio aspartato e vitamina B6. A explicação para esta suplementação seria devido ao fato de alguns estudos sugerirem que a deficiência de zinco e magnésio pode diminuir a produção de fator de crescimento semelhante a insulina (IGF-1) e testosterona. Assim, sua suplementação pode regular a produção de testosterona, inclusive em indivíduos sedentários, além de proporcionar melhoria na qualidade do sono por estimular a produção de melatonina,  neuro-hormônio relacionado com o sono de maior profundidade e qualidade.
Outros suplementos como polivitamínicos também são indicados, pois são essenciais na manutenção da homeostase do organismo e na alimentação atual há grande variação no consumo de micronutrientes devido a alternados tipos de plantio, favorecendo a deficiência destes. Os suplementos proteicos podem ser uma boa alternativa para complementar a ingestão diária necessária de proteínas, além de auxiliar em estratégias de emagrecimento pelo fornecimento de maior saciedade.
Assim, diversos suplementos alimentares podem ser utilizados por sedentários. Porém, deve-se sempre enfatizar a importância do exercício físico para diversos benefícios como diminuição de aterosclerose, controle de obesidade, hipertensão arterial e diabetes, osteoporose, dislipidemia, diminui infecções osteomusculares e alguns tipos de câncer (cólon e mama), auxilia no controle da ansiedade, depressão, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, além de ajudar na melhora da auto-estima. Além disso, melhor resultado da suplementação é conseguido se utilizado juntamente com o exercício físico.

“Este texto foi escrito por Jaqueline Barreto

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