Sem categoria

Suplementação para o carnaval: Dicas simples e eficientes

O carnaval é considerado uma das maiores festas de rua do mundo, durante os cinco dias de folia vários quilômetros são percorridos e há frequentemente um consumo exagerado de bebidas alcoólicas e alimentos preparados no circuito.
Durante esse  período alguns suplementos podem ser indicados  para melhor aproveitamento dessa grande festa. Como ocorre um desgaste físico intenso conjuntamente com uma desidratação acentuada, a suplementação com géis de carboidrato desempenharia um papel muito interessante, por fornecer mais energia durante o circuito, além de ser pratico, fácil de guardar e de consumir. Em sua composição além dos carboidratos há a adição de aminoácidos e eletrólitos que comumente são perdidos durante esses dias de folia.
No carnaval é frequentemente muito difícil manter uma alimentação equilibrada, é nesta perspectiva que os substitutos de refeição mostram-se de grande interesse para o folião. Especialmente por fornecer quantidades determinadas de macronutrientes e micronutrientes essenciais, ser pratico, saboroso e respeitar as condições higiênico-sanitárias em sua produção. Evitando deste modo infecções gastrointestinais muito comuns nesta época.
As barras de proteína também se inserem como uma alternativa bastante interessante de suplementação durante o carnaval, sendo uma ótima opção de refeição leve e pratica durante o circuito, desempenhando um certo poder de saciedade, além de ser uma fonte de proteínas de alto valor biológico, fibras e muitas vezes acrescidas de vitaminas e minerais.
Alguns foliões necessitam de um estimulo extra para suportar estes intensos dias de carnaval, para este objetivo a utilização da suplementação de cafeína se faz bastante atraente por estimular notadamente o sistema nervoso central. A cafeína aumentaria o estado de alerta, diminuiria o sono e a sensação de cansaço, além de potencializar a capacidade física do folião. Porém algumas ressalvas são necessárias, pois o mesmo é contraindicado para pessoas com problemas cardiovasculares, hipertensão, gastrite ou em utilização de ansiolíticos/antidepressivos.
A hidratação durante este período torna-se ainda mais essencial, pois há um alto consumo de álcool, gerando uma maior diurese, além de uma expressiva perda hídrica através da sudorese, portanto recomenda-se que a ingestão de líquidos deva ocorrer antes, durante e depois do circuito carnavalesco. Recomenda-se também a preferência por uma alimentação mais leve, a fim de evitar possíveis desconfortos abdominais, além de selecionar primariamente a ingestão de produtos industrializados, evitando assim ainda mais os riscos de intoxicação alimentar por contaminação.

Siga essas dicas simples e melhore ainda mais o seu carnaval.

Este texto foi escrito por Nathalia Ramos, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

2 comentário

Joaquim 29 de janeiro de 2016 at 12:54

Muito bom. Vou pular carnaval esse ano pela primeira vez e agora ja sei o que devo levar. Obg SNC.

Responder
Nathália Andrade 2 de fevereiro de 2016 at 05:14

Obrigada pelo comentário Joaquim, sua opinião é muito importante para nossa equipe. Bom carnaval e continue acompanhando nossas postagens, os headnutris a SNC-Salvador estão em constante atualização para melhor atender a todos.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.