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Antioxidantes e Exercício Físico

O exercício físico apresenta diversos benefícios, porém pode aumentar a produção de radicais livres ou espécies reativas de oxigênio (ROS) no músculo e em outros tecidos. O estresse oxidativo excessivo pode causar inflamação, fadiga muscular, dor e consequente redução do desempenho atlético. Sob condições de grande estresse oxidativo, a capacidade das células para eliminar os ROS está esgotada.

Uma estratégia nutricional para tal situação é uso de antioxidantes. O antioxidantes atuam contra os radicais livres. Impedem a formação dos ROS ou impedem que essas moléculas ataquem nossas células, além de reparar as lesões e reconstituir as células danificadas.

Estudos como o de MORRISON, et al (2015) evidenciam que o consumo de vitamina C (2 x 500mg/dia) e vitamina E (400UI/dia) por onze homens jovens saudáveis ao realizarem exercício agudo, aumentou significativamente os níveis de PGC-1α e TFAM (indicadores de biogênese mitocondrial), sem efeito para o grupo suplementado. Enquanto, o estudo duplo-cego, randomizado apresentado por CABRERA, et al. (2008) com catorze homens treinados e duração de 8 semanas, a administração de vitamina C provocou efeitos adversos por reduzir a expressão dos fatores de transcrição envolvidos na biogênese mitocondrial, induzida pelo exercício físico.

Os dados da literatura sinalizam que os antioxidantes reduzem processos chaves para a adaptação ao treino e biogênese mitocondrial, que é uma dinâmica orgânica muito importante, uma vez que as mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção energética.

Entretanto, é compreendida a importância dos antioxidantes para nosso organismo. Para aqueles que praticam atividades extenuantes, torna-se ainda mais requisitada tal estratégia. Por isso, é ideal que o consumo de antioxidantes seja feito em momentos distantes do treino.

“Este texto foi escrito por Paula Macêdo

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