Sem categoria

Óleo de Prímula

A prímula (Oenothera biennis) é uma planta que foi primeiramente cultivada na América do Norte e Sul e posteriormente difundida por toda a Europa. Ela também é conhecida pelos nomes rei cura-tudo, copos sol, sundrops e estrela da noite, por desabrochar após o por do sol. Toda a estrutura da planta (semente, caule e folha) era utilizada pelos povos antigos para curar desordens no trato gastrointestinal e até mesmo atuava no controle emocional.

O óleo de prímula é um produto extraído das sementes, utilizado tanto no âmbito dietético quanto na fabricação de sabonetes e cosméticos. O óleo é rico em ácidos graxos poli-insaturados da família do ômega 6, sendo eles o ácido linoleico (LA) e o ácido gama linolênico (GLA). O óleo de prímula é citado no tratamento de diversas enfermidades, dentre elas destacam-se a dermatite atópica, artrite reumatoide, neuropatia diabética, acne e sintomas da TPM. Esses benefícios são por conta da presença do GLA. Quando ingerido, o GLA é convertido ao Ácido Di-Homo Gama Linolenico (DGLA), o mesmo produz prostaglandinas da série ímpar, que possuem caráter anti-inflamatória e de controle hormonal.

Um estudo com crianças e adolescentes com dermatite atópica constatou que o consumo de 320mg/dia de óleo de prímula gerou efeitos positivos quanto ao controle do quadro como a diminuição de manchas escamosas eritematosas e de pequenas pápulas eritematosas no pescoço, bem como em outras partes do corpo. Outro estudo, este com mulheres na TPM, mostrou que o consumo de óleo de prímula foi capaz de reduzir os sintomas da TPM, como alterações de humor e inchaço.

Este texto foi escrito por Rafael Fildes Almeida, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.