Sem categoria

Medicamentos Psiquiátricos X Substâncias Estimulantes

A utilização racional de medicamentos é um dos grandes desafios para a saúde pública mundial. Dentre os vários fatores que influenciam negativamente na efetividade dos medicamentos, encontram-se as interações medicamentosas, que podem causar danos ao indivíduo ou mesmo potencializar a ocorrência de reações adversas aos medicamentos, além de interferirem, em muitos casos, na absorção ou eliminação dos fármacos, diminuindo ou potencializando seus efeitos.
Há relatos também de prováveis interações entre determinadas classes de medicamentos e outras substâncias. Uma das mais ditas, está a relação do uso de medicamentos psiquiátricos com substâncias estimulantes, dentre elas, a cafeína (1,3,7- trimetilxantina).
O mecanismo de ação da cafeína está relacionado ao efeito direto no sistema nervoso central (SNC), capaz de aumentar a excitabilidade neural, otimizar o recrutamento das unidades motoras e, ainda, aumentar o estado de alerta e o humor influenciando nos fatores motivacionais.
Os principais medicamentos utilizados na psiquiatria são classificados como: ansiolíticos e hipnóticos, antidepressivos, antipsicóticos ou neurolépticos e estabilizadores do humor. Cada um, estimula ou inibe a ação de neurotransmissores e consequentemente, traz uma resposta ao estado psicológico do indivíduo.
Alguns autores citam que esta relação ainda não é bem estabelecida pela literatura, sendo que a maioria dos estudos experimentais são realizados em animais. No entanto, uma das poucas explicações de não utilizar estas substâncias de modo concomitante, é devido principalmente a enzima CYP1A2, responsável tanto pelo metabolismo da cafeína, quanto pelo metabolismo de alguns medicamentos psiquiátricos. Como consequência disso, poderia haver diminuição da atuação do fármaco. Além disso, a cafeína possui propriedades estimulantes, enquanto que alguns medicamentos psiquiátricos agem de forma contrária, provocam sonolência e controlam a ansiedade.
Sabendo destas supostas interações que ocorrem entre os medicamentos psiquiátricos e o uso de substâncias estimulantes (principalmente a cafeína), mais estudos são necessários para elucidar o uso desta, por indivíduos que sofrem com algum transtorno psiquiátrico.

Este texto foi escrito por Rejane Oliveira

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.