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Suplementação de carboidratos: Por que suplementar?

Os carboidratos geralmente são considerados grandes vilões devido a sua relação com o acúmulo de gordura corporal, porém seus benefícios podem ser revelados no desempenho físico, na redução da fadiga e a depender da estratégia nutricional até no emagrecimento.
Os carboidratos são moléculas ou conjunto de moléculas orgânicas compostas pelos elementos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles podem ser classificados quanto ao grau de polimerização em monossacarídeos (glicose, frutose, galactose), dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose), oligossacarídeos (maltodextrina, frutooligossacarideos, rafinose) ou polissacarídeos (amido, celulose, pectina). Podendo ser classificados, também, de acordo com seu índice glicêmico em alto ou baixo, sendo que os carboidratos de alto índice glicêmico são mais rapidamente absorvidos, fazendo com que ocorra o aumento da glicemia sanguínea. Já os carboidratos de baixo índice glicêmico são aqueles que possuem uma absorção mais gradual, não gerando picos na glicemia.
Por ser a nossa principal fonte de energia, os carboidratos são de grande importância para o exercício físico, garantindo um adequado aporte energético ao atleta ou praticante de atividade física. A suplementação com carboidrato pode ser realizada antes, durante ou após a atividade física.
Na pré-atividade, os feitos ergogênicos do consumo de carboidratos são conhecidos principalmente por promover um maior acúmulo do glicogênio muscular. Nesse momento, existem dois produtos que ganharam destaque: waxy maize e a palatinose. Ambos possuem baixo índice glicêmico, sendo liberados de forma gradual (impedindo picos de insulina), ocorrendo assim um estímulo a lipólise, aumento da oxidação lipídica e redução dos riscos gerados pela obesidade.
Durante a atividade física, o principal objetivo desta suplementação é a prevenção da fadiga e consequente redução do desempenho no exercício, através de uma manutenção dos níveis glicêmicos e do glicogênio muscular. Nesses momentos a utilização de géis de carboidratos ou de repositores hidroeletrolíticos são os mais indicados.
Após o exercício, a suplementação com carboidratos tem como objetivo a reposição dos estoques de glicogênio muscular. Muitas das estratégias são adicionadas a suplementação de proteínas de rápida absorção e/ou a utilização de aminoácidos de cadeia ramificada, que irão participar na recuperação do tecido muscular.
Novas perspectivas da suplementação com carboidratos vêm surgindo, como a atenuação da síndrome do overtraining vivenciada pelos atletas de alto rendimento, melhorando o desempenho de habilidades esportivas e no emagrecimento.
Podemos perceber que a suplementação com carboidratos pode ser utilizada em múltiplas estratégias incluindo desde o aumento do desempenho atlético até a sua funcionalidade como auxiliador no processo de emagrecimento. Para melhores resultados e uma recomendação individualizada procure um nutricionista.

Este texto foi escrito por Gabriel Medrado, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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