Sem categoria

Bloqueadores de gordura

Bloqueadores de gordura dentro do nosso corpo impedem que a gordura ingerida dos alimentos seja absorvida pelo organismo, sendo eliminada forma rápida e eficaz. A quitosana é a substância presente nos produtos com essa finalidade. Também chamada de quitosano, é uma fibra natural, derivada da quitina, extraída do exoesqueleto, membrana que reveste o corpo de animais marinhos, como lagosta, camarões, siris e caranguejos. Insolúvel em água é também chamada de “esponja natural”. Multifuncional, auxilia no trânsito intestinal, reduz os níveis de colesterol LDL, sem afetar significantemente os teores de colesterol HDL e outros nutrientes essenciais.
O quitosano age como inibidor do apetite, promove sensação de saciedade mais rapidamente e por um período maior de tempo, consequentemente faz a pessoa ingerir menos comida ao decorrer do dia. Deve ser ingerida de 15 a 30 minutos antes das refeições e ao entrar em nosso organismo, transforma-se em um gel quimicamente ativo. Após entrar em contato com nossas condições estomacais, engloba as moléculas de gordura, abraçando-as. Além da gordura, pode ligar-se seletivamente a compostos específicos como, colesterol, proteínas, íons metálicos e células tumorais. Assim, o corpo não consegue absorver tais gorduras alimentares, as enzimas digestivas não conseguem ataca-las, sendo levadas ao intestino e posteriormente, excretadas. Cada grama de quitosana tem capacidade de capturar e eliminar até 8 gramas de gordura ingerida, aproximadamente 80 calorias.

Uma das preocupações com o uso da quitosana é a constipação intestinal. Essa prisão de ventre pode ser evitada com uma ingestão alta de líquidos ao longo do dia, água e sucos naturais. O consumo adequado de líquidos também ajuda na formação do gel de quitosana no estômago, sendo formado mais rapidamente. Pessoas alérgicas a frutos do mar, gestantes, lactantes ou nutrizes, e crianças até três anos de idade não devem utilizar quitosana.

Já o Plantago Psyllium ou Plantago ovata, também presente nos bloqueadores de gordura, pertence à família Plantaginaceae. Nativo da Ásia, do mediterrâneo e do norte da África, o nome psyllium é derivado de psylla, palavra grega para “pulga”, por suas sementes serem minúsculas. As fibras presentes nesta planta tendem a inchar e criar uma sensação de saciedade no organismo, moderando o apetite. O Psyllium é comumente adicionado a cereais matinais, substitutos de refeição, pães, biscoitos, iogurtes e sopas com a finalidade de melhorar o teor de fibra. Ele também pode ser usado como um agente espessante em bebidas ou sobremesas congeladas.

Capaz de aumentar o trânsito intestinal, seus efeitos são mais visíveis aliados a uma alimentação saudável e a ingestão de adequada de água. Durante a última década, a suplementação de Psyllium foi vista para reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, especialmente o LDL e manter a homeostase da glicose, sendo uma medida eficaz para prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares. O mecanismo de ação estaria relacionado com a capacidade que esta planta tem de estimular a síntese de ácidos biliares e a sua perda. Além de um efeito preventivo contra o câncer, o Psyllium produz uma considerável quantidade de ácido gordo de cadeia curta, o butírico, que exerce potente inibição de inflamação. O Psyllium é capaz também de promover o crescimento das bifidobactérias no intestino humano e agir como probiótico.

Muitas pessoas não entendem o motivo do ácido ascórbico, vitamina C, nos bloqueadores de gordura, mas há um motivo específico para o aparecimento desta vitamina. Por ser solúvel em água, a vitamina C ajuda a quitosana formar o gel quimicamente ativo no estômago, permanecendo voltada para o lado externo. Essa associação aparentemente aumenta a eficácia do bloqueador de gordura de 8 a 10 vezes.

Para finalizar, vale lembrar que é essencial o acompanhamento nutricional para o esclarecimento das necessidades próprias e escolha das melhores estratégias.

 

Este texto foi escrito por Raquel Coelho, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.