Sem categoria

Ômega-3: a importância na gravidez e lactação

Os ácidos graxos essenciais são lipídios que recebem essa denominação por não poderem ser sintetizados pelo corpo, por falta de enzimas capazes de inserir os grupamentos na ligação dupla do carbono, portanto, devem ser ingeridos através da dieta ou a partir suplementos alimentares. O ômega-3 é um ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, essencial para o funcionamento corporal, apresenta como compostos mais biologicamente ativos os ácidos graxos eicosapentaenôico (EPA) e o docosahexaenôico ácido (DHA).

A gravidez é dividida em fases e durante todas elas a característica principal é a de crescimento e desenvolvimento do feto. ?A dieta materna é a principal fonte de nutrientes para proporcionar esse adequado crescimento. Através da chamada transferência placentária, os nutrientes farão a passagem de organismo (mãe>feto) estimulada pela taxa de requerimento regida pelo feto.

O DHA é um componente essencial de membranas celulares do cérebro e da retina, está envolvido nas funções visuais e neurais, bem como na atuação de neurotransmissor metabólico. A acumulação de DHA começa no útero e é derivado no feto predominantemente, como dito anteriormente, através de transferência placentária. O crescimento do cérebro do feto, acelerado durante a segunda metade da gravidez, e a taxa de crescimento, continuam altao durante o primeiro ano de vida e também nos anos seguintes. Sendo assim, para mulheres que passam pela fase de gravidez, esses ácidos graxos são mais que essenciais para um adequado desenvolvimento. É como se sua taxa de requerimento aumentasse além do normal para proporcionar adequado crescimento fetal.

O ômega-3 é capaz de atuar de diversas formas durante a gravidez e lactação. Na redução de partos prematuros a suplementação de EPA controla a elevada proporção de ômega-6 para ômega-3 na dieta materna, que teria como resultado aumento da produção de eicosanóides pró-inflamatórios, associados com o início do trabalho de parto e possível parto prematuro. Incluir mais EPA na dieta pode levar a uma redução na produção de compostos pró-inflamatórios inibindo o processo de parto prematuro.

Atua também na prevenção de pré-eclampsia, quadro que pode ocorrer após a vigésima semana de gestação, caracterizada por hipertensão arterial, nefrite e perturbações hepáticas, podendo evoluir para a eclampsia. A suplementação do ômega-3 tem sido alternativa a acabar como o desbalanço entre a peroxidação lipídica e o potencial antioxidante corporal percebidos durante essa fase, prevenindo assim a disfunção e o dano à parede celular e o aparecimento da doença.

Durante o terceiro semestre de gestação, o DHA é preferencialmente transferido da mãe para o compartimento fetal, podendo ocasionar baixa nas concentrações desse ácido graxo na mãe, levando a alguns sintomas depressivos e consequente depressão perinatal. Por essa razão também a suplementação do ômega-3, vindo do óleo de peixe, é importante nessa fase.

Ressaltando a importância do DHA como um elemento essencial para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central, altas concentrações durante a gravidez tanto na mãe como no feto podem aperfeiçoar o desenvolvimento visual e neuro cognitivo infantil. Resultados da literatura de observação sugerem que a ingestão adequada de DHA pode reduzir o risco de queda do quociente verbal de inteligência infantil.

Em resumo, depois de tantos pontos positivos para outras finalidades da suplementação dos ácidos graxos ômega-3 na dieta, como emagrecimento e hipertrofia, a ressalva de adequada ingestão agora é para as mães, visto que durante a fase de gestação e amamentação, é a única fonte desse ácido graxo para a criança, permitindo assim desenvolvimento saudável da criança.

Este texto foi escrito por Felipe Carpintero, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.