Sem categoria

Fitoterápicos calmantes: Cymbopogon citratus e Passiflora incarnata

A Cymbopogon citratus (C. citratus), popularmente conhecida como capim-limão, é originária da Índia, porém muito difundida em vários países e nas regiões tropicais do Brasil. Apresenta atividade farmacológica para vários distúrbios, tais como insônia, nervosismo, e ansiedade além de ter poder analgésico. Estas ações no Sistema nervoso Central (SNC) se dão pela ação de flavonoides presentes na planta, como a apigenina que atua aumentando as concentrações do ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, promovendo ação ansiolítica. Além disso, foram mostradas ações que inibem a elevação do nível de corticosterona no soro e reduzem os níveis de monoaminas cerebrais. Uma vez que os níveis de monoaminas e corticosterona são parte integrante das respostas ao estresse, o consumo de C. Citratus, rico em micronutrientes, poderia ser recomendado para o alívio do estresse físico e psicológico. Outros constituintes de C. citratus, tais como zinco, magnésio, e folatos, têm mostrado efeitos neuroprotetores e podem ser farmacologicamente relevantes. Folatos e zinco, por exemplo, têm sido associados à regulação do desenvolvimento neuronal e sinalização em animais e, portanto, podem ajudar a melhorar a concentração, memória e capacidade para processar adequadamente a informação.
Passiflora incarnata, flor de maracujá e Passionflower são nome dados a flor que é muito utilizada em preparações para ansiedade, estresse e distúrbios do sono. A espécie Passiflora incarnata é que mais demonstra efeito ansiolítico quando comparada as outras desta flor. Os compostos bioativos incluem aminoácidos, alcaloides e flavonoides. Esta flor também possui efeito sobre o metabolismo do GABA, aumentando a sua concentração e por isso promovendo efeito ansiolítico. Extratos de folhas de Passiflora incarnata têm potente efeito sedativo, sendo usados no tratamento da insônia, epilepsia e espasmos musculares.
Os fitoterápicos abordados neste texto possuem efeito no SNC, provocando melhora do sono, redução da ansiedade e estresse tanto pelo efeito ansiolítico, como pelas ações relaxante e melhoradora de sono. Esses produtos podem ser utilizados para atenuar transtorno leve de ansiedade e melhora da qualidade do sono, desde que não sejam quadros graves de insônia. O acompanhamento com um nutricionista capacitado é a melhor escolha para definir qual fitoterápico consumir, assim como a dose e momento de uso.

Este texto foi escrito por Juliana Miranda, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

2 comentário

HERALDO ROMANZOTTI 8 de março de 2017 at 11:25

Excelente artigo. Recomendo a leitura, é didático e escalrecedor

Responder
VITORIA MELO 9 de março de 2017 at 11:51

Olá Heraldo, obrigada pelo retorno, ficamos felizes pelo retorno.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.