Jejum intermitente e emagrecimento

Atualmente, existem inúmeras dietas, métodos e protocolos voltados para o emagrecimento, alguns mais eficientes e outros não. Dentre esses métodos, o jejum intermitente é vem se tornando popular em meio as pessoas que buscam reduzir medidas.

Durante nossa evolução passamos por períodos de fome e fartura de alimento, e para cada período o corpo reage de uma maneira diferente, criando novas adaptações metabólicas com o intuito de armazenar o excesso de alimento nas nossas reservas de gordura (em situações de fartura) ou preservar a massa muscular, queimando mais gordura (em situações de fome), e é neste segundo ponto o foco do jejum intermitente.

Com base nessas adaptações que são geradas no período de escassez, o jejum intermitente vem com a ideia de estimular um período prolongado de jejum com a intenção de aumentar a mobilização e oxidação de gordura, alternado de um período de alimentação para não ocorrer perdas significativas de massa muscular e o individuo se manter saudável.

Aprofundando sobre o método do jejum intermitente, existem algumas variações que ficam a escolha do individuo decidir qual é a mais viável para a sua rotina, os protocolos mais comuns sugerem um período de jejum de 16 horas ( incluindo as horas de sono ), alternado de um período de alimentação de 8 horas. Outra sugestão bem utilizada é alternar um dia inteiro de jejum com um dia inteiro de alimentação, em ambos os métodos ocorre também um redução de 20 a 25% da ingestão calórica diária.

Há inúmeros estudos comprando a eficácia do Jejum intermitente para o emagrecimento, além de benefícios a saúde como: redução do LDL, aumento do HDL, melhora na sensibilidade a insulina, redução de triglicerídeos, aumento da expressão de genes relacionados a saciedade e ingestão alimentar, dentre outros. Entretanto, deve-se analisar a aderência do individuo a este método, pois não são todas as pessoas que conseguem passar horas em jejum e manter suas atividades rotineiras estáveis.

Portanto, esse método alimentar é uma alternativa a outros que também são eficazes, como a  restrição calórica diária que é a mais comum, o ideal é ter acompanhamento de um nutricionista para identificar a estratégia adequada que irá lhe trazer melhores resultados e com fácil adesão, analisando suas particularidades.

Este texto foi escrito por Dilson Araujo, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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