No Brasil, após a osteoartrite, a fibromialgia é considerada a segunda doença reumatológica mais frequente. É uma doença muito comum, caracterizada principalmente por dor musculoesquelética difusa, acompanhada de fadiga crônica, além de distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos.
A fibromialgia reduz a qualidade de vida de muitas pessoas, pois além de todos estes sintomas citados acima, os indivíduos ainda apresentam comorbidades como depressão, má qualidade do sono, ansiedade e algumas síndromes como da fadiga crônica e miofascial.
As causas ainda são pouco conhecidas, entretanto, alguns autores destacam alterações no processamento de dor central, envolvendo desregulação de estímulos sensoriais, à sua apreciação cognitivo-emocional.
Até o momento não há cura para fibromialgia, mas seus sintomas podem ser controlados através do uso de medicação (relaxantes musculares, ciclobenzaprina e antidepressivos). O tratamento não medicamentoso consiste principalmente em realizar exercícios físicos musculoesquelético e aeróbico moderadamente intenso, pelo menos duas vezes na semana, devendo ser ajustada para a idade.
Alguns estudos demostraram que as dietas vegana e vegetariana, foram benéficas na melhora dos sintomas e por ser uma doença que afeta os níveis de alguns micronutrientes e provoca um estresse muito grande nas células musculares, considera-se a suplementação de antioxidantes, incluindo a coenzima Q10, bastante relevante para seu tratamento. Além disso, também tem sido descrito, o aumento da permeabilidade intestinal, devido ao estresse (por conta da dor) e uso de AINES por estes pacientes. Portanto, uma das estratégias nutricionais seria o uso da glutamina, junto com simbióticos, afim de reduzir os danos e sintomas da fibromialgia.
A utilização de outros suplementos nutricionais tem sido avaliada em alguns estudos com resultados positivos, dentre eles: 5-hidroxitriptofano (5-HTP), acetil-L-carnitina, colágeno hidrolisado, ômega-3, D-ribose, creatina, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco e Metilsulfonilmetano (MSM). Todos eles, relataram possíveis benefícios para pacientes com fibromialgia, pois melhoram sintomas como a dor, fadiga, rigidez matinal, sono e principalmente na qualidade de vida dos indivíduos.
Este texto foi escrito por Rejane Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)
12 pensamentos em “Suplementação para Fibromialgia”
Muito feliz c/ essas notícias porque a fibromialgia p/ min não tem sido fácil
Olá Monalissa
Ficamos feliz também. Qualquer dúvida, estaremos à disposição.
L-carlitina Qual sua atividade da L-carlitina no musculo para melhora da fibromialgia? O que realmente acontece para esta fadiga muscular ser melhorada pela L-calitina já que a mesma é tão somente um transmissso de celulas de gordura para a energia. Grato e aguardo retorno
Olá Milton, obrigada pelo contato. O estudos tem demonstrado que a dor da fibromialgia decorre da diminuição na produção de energia (ATP – trifosfato de adenosina) na musculatura afetada. A hipóxia (diminuição da oferta de oxigênio) é uma das explicações para a dor. Como a mitocôndria é a organela responsável pelo metabolismo oxidativo e produção de ATP, suplementações que otimizem o seu funcionamento são positivas para a fibromialgia.
Muito legal essa formula, gostei demais…hoje é um dia daqueles que estou com a fadiga no auge e as dores tbem. Trato a fibromialgia a anos com antidepressivos…vivo trocando pq perde o efeito, vivo dopada. Tem dias que me arrasto não consigo nem ler. vc poderia por gentileza me informar as mg de cada um, para manipulação.
Olá Neli, obrigada pelo contato. Nós não realizamos prescrições, então para as dosagens e formulações específicas sugerimos que você procure um nutricionista, que é o profissional adequado para indicar essas formulações a sua individualidade.
gostaria que me ajudasse na formulação nas quantidades de mg
Olá Neli, obrigada pelo contato. Nós não realizamos prescrições, então para as dosagens e formulações específicas sugerimos que você procure um nutricionista, que é o profissional adequado para indicar essas formulações a sua individualidade.
Olá, uma dúvida: os suplementos citados podem ser encontrados em farmácia ou precisam ser manipulados?
Olá, Adriana.
Eles podem ser encontrados em lojas especializadas em suplementação nutricional.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.
Obrigado por página. Sofro muivo com fibromialgia. Não condições de comprar muitos nutrientes. Vale a pena comprar colageno caro? E dilma
Olá, Edilma! Muitos nutrientes são importantes para o tratamento da fibromialgia, portanto, o ideal é que busque auxilio de um nutricionista para caracterizar qual será prioridade neste momento para você e assim reduzir os gastos com outras estratégias inadequadas para o momento.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.