Treino HIIT e estratégias nutricionais

O treino de alta intensidade intervalado, ou popularmente conhecido como HIIT, é caracterizado como uma estratégia que objetiva a promoção da melhora na função endotelial vascular e melhora nos marcadores metabólicos, fazendo com que haja um aumento da performance em um treinamento que requer um período total de treino reduzido.
O treino HIIT é normalmente realizado por pessoas que praticam corridas, maratonas, ciclistas, dentre outras atividades. A estratégia do treino é dividida em dois períodos. No primeiro período, conhecido popularmente como “fase de disparo”, há um momento de muito alta intensidade, tendo um aumento significante na frequência cardíaca. Nessa fase, o exercício é realizado entre 15 a 120 segundos. Enquanto que, no segundo período, há uma redução dessa intensidade, bem como da frequência cardíaca. Sendo caracterizado como período de recuperação, pode ser realizado entre 60 a 180 segundos. O protocolo de treinamento é basicamente guiado pela intercalação dessas duas fases, em um tempo de treino total de 20 até 30 minutos.
Alguns autores defendem o HIIT para o emagrecimento devido ao aumento do consumo de oxigênio logo após o exercício, chamado também de efeito EPOC (Excess Post Excersise Oxygen Consumption). Porém, a maioria dos estudos com HIIT apresentam não só a melhora do gasto energético no pós-treino, mas também o aumento da biogênese mitocondrial, melhora do desempenho e melhora do controle glicêmico em indivíduos diabéticos.
Para o aumento da performance em indivíduos que realizam o HIIT alguns suplementos são de grande valia. Como por exemplo, a L-carnitina, que vai atuar como antioxidante e coadjuvante no metabolismo dos ácidos graxos para beta-oxidação. O BCAA (Branch-Chain Amino Acid), são aminoácidos de cadeia ramificada que possuem um papel muito importante na manutenção da massa muscular, principalmente nas estratégias de perda de peso.
Dessa forma, podemos notar que a estratégia do HIIT pode ser muito interessante para os indivíduos que não desfrutam de muito tempo para poder realizar uma atividade física com paciência e objetivam a melhora do desempenho e aumento do gasto energético. A adesão de um protoloco de treinamento pode ser de grande valia, desde que tenha o acompanhamento de um profissional formado e seguindo um bom planejamento nutricional.
Este texto foi escrito por Gabriel Medrado, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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